O candidato a vereador pelo PP (Partido Progressista), Alessio de Oliveira Pereira, disseminou conteúdo falso e difamatório em página que ele administra no Facebook, inclusive realizando impulsionamento, segundo a Justiça Eleitoral. A decisão é desta terça-feira (27).
O juiz eleitoral, Osvaldo Alves da Silva, atendeu a representação eleitoral promovida pelo atual vice-prefeito e candidato do PL, Renato Silva, que fundamentou a demanda judicial destacando desinformação e manipulação da opinião pública, com vídeo com montagem e conteúdo falso.
Em sua decisão, o magistrado compreendeu que, no caso específico, houve um agravante pelo uso de impulsionamento. O juiz deferiu a solicitação de Renato e determinou que o candidato a vereador, administrador de uma página no Facebook, “se abstenha de divulgar ou compartilhar o vídeo objeto desta representação, bem como retire todas as postagens já realizadas no Facebook ou em qualquer outra rede social, inclusive eventuais aplicativos de mensagens como Whatsapp ou Telegram relacionadas ao material impugnado nesta representação, cessando imediatamente qualquer impulsionamento da mensagem negativa.”
Dada a gravidade da conduta, ficou estabelecida uma multa diária no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais) em caso de descumprimento.