Empresário precisa ter estabilidade, diz Paranhos durante implantação da Vara Empresarial



O prefeito Leonaldo Paranhos participou na tarde de ontem (31) da instalação da Vara Empresarial em Cascavel. A iniciativa é do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). A implementação das varas empresariais é uma demanda antiga da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP).

Paranhos lembrou que a Vara Empresarial é regional e destacou que o Oeste do Paraná é responsável pelo segundo maior PIB do estado.

“Ter aqui em Cascavel a estrutura de uma vara específica para atender essa demanda dos empresários é muito bom. O empresário precisa ter estabilidade, precisa ter garantia jurídica para que ele possa continuar crescendo, desenvolvendo, gerando emprego e riqueza para a nossa cidade e para nossa região”, afirmou o prefeito.

O desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, do TJPR, diz que o direito empresarial é um assunto complexo, muito vasto, mas pouco trabalhado nas universidades e ressalta que é um tema que precisa de especialização.

“Especializar todos os juízos do estado é mais complicado. Então, o que nós fizemos foi o seguinte: demos um curso, fizemos uma formação para servidores e uma atualização para magistrados, e resolvemos criar varas com essa competência, para que a gente possa ter mais agilidade nos julgamentos e mais segurança jurídica para os empresários”, afirmou.

Para o presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Vasconcelos, a vara especializada trará celeridade e isso resultará em desenvolvimento e mais investimentos para o estado.

“O direito empresarial tem sua peculiaridade e tem uma dinâmica, uma mudança quase que diária de assuntos, que se nós não tivermos a especialidade, nós corremos um risco muito grande de morosidade. Morosidade nas empresas significa atraso em investimentos, passivos que muitas vezes podem ter distorções a quem vai pagar no fim da precificação que vai ao produto e ao consumidor”, destaca.

Postagem Anterior Próxima Postagem