Programa de Desenvolvimento Urbano do município é destacado como exemplo de sucesso por representantes do banco e da União
A secretária de Casa Civil, Laura Rossi Leite, o secretário de Obras Públicas, Sandro Rancy Rocha e a contadora técnica financeira do programa Fonplata, Eliane Assunção, estiveram nesta quarta-feira (7) em Brasília para a revisão de carteira que o banco internacional realiza com municípios parceiros.
Oscar Carvalho, coordenador de Países do Fonplata, explicou que o banco tem projetos em mais de 20 cidades do Brasil, entre elas Cascavel, que segundo ele é importante pela vocação de integração regional do município.
“Nós encontramos um município com uma equipe de técnicos e uma liderança política muito bem preparada. Hoje estamos implementando vários projetos distribuídos por toda a cidade e estamos vendo que eles estão em uma etapa muito avançada e, sem qualquer dúvida, eles vão ter um impacto importante na vida da população de Cascavel”, afirmou
A revisão de carteira consiste na apresentação do PDU (Programa de Desenvolvimento Urbano) aos representantes do Fonplata e técnicos da União, que é fiadora do contrato de Cascavel, da evolução dos projetos e como os recursos estão sendo investidos.
"Nosso projeto foi objeto de destaque, tanto por parte do banco, quanto por parte dos representantes da União, onde foi destacado como um case de sucesso e exemplo para outros municípios", diz Laura.
Eliana Dam, vice-presidente de operações de países do Fonplata, elogiou os projetos desenvolvidos em Cascavel. “É um projeto que consideramos modelo”, enfatizou.
O PDU está alinhado ao Plano Diretor Municipal de Cascavel, que estabelece como objetivos principais a promoção da qualidade de vida, a valorização do meio ambiente, o controle público sobre o uso e ocupação do espaço urbano, a priorização de projetos para pessoas em situação de risco e a integração de políticas públicas de desenvolvimento urbano e rural.
Entre as obras financiadas pelo Fonplata estão a macrodrenagem do Parque Santa Cruz, a revitalização do córrego Bezerra, a macrodrenagem do Parque do Morumbi, a revitalização da nascente Amambai no bairro do Morumbi, a construção do Ecoparque Santa Felicidade, a construção de um ginásio poliesportivo no Centro Comunitário Intergeracional de Cascavel Velho, a construção do Ecoparque Floresta e a implantação de ciclovias.