Paraná perderá 490 hectares de área para Santa Catarina a partir de 2025

IAT


 O estado do Paraná perderá 490 hectares de seu território para Santa Catarina a partir de 2025. A área em questão pertence a um morador de Guaratuba (PR) que, após realizar uma medição própria, descobriu que o trecho está, na verdade, em território catarinense. Esta descoberta contraria a delimitação estabelecida pelo Exército brasileiro entre 1918 e 1919.


O proprietário do terreno procurou o Instituto Água e Terra (IAT) do Paraná para questionar a demarcação. O território em disputa é equivalente a cerca de 500 campos de futebol, considerando as dimensões máximas estipuladas pela Fifa de 120 metros de comprimento e 90 metros de largura.


Em resposta à questão levantada, o IAT, através de seu departamento de gestão territorial, conduziu uma vistoria presencial nos pontos indicados pelo morador e revisou documentos históricos. A investigação confirmou a inconsistência na marcação original feita pelo Exército.


“Localizamos os marcos originais e tivemos que atravessar locais de difícil acesso. Encontramos os endereços corretos e tivemos que corrigir os mapas”, explicou o engenheiro florestal Amauri Simão Pampuch, da Diretoria de Gestão Territorial do IAT.


Com esta revisão, o estado de Santa Catarina passará a incorporar os 490 hectares, ajustando as fronteiras estaduais conforme a nova demarcação.

Postagem Anterior Próxima Postagem