Mensagem sobre “última saidinha” exagera novamente para criar alarde na internet



Neste ano, o Congresso Nacional aprovou um projeto de lei que proíbe a saída temporária de presos. O presidente Lula chegou a aprovar a lei com vetos, mas eles foram novamente derrubados. É neste cenário que uma mensagem de alerta está circulando na internet.

O texto, assim como em todas as saídas temporárias, alerta que “x” mil presos (no caso de hoje, 50 mil) vão estar nas ruas para realizar assaltos e tocar o terror na população.

No caso da mensagem de hoje, há mais um detalhe: é dito que será a última saída temporária, que os presos “vão tocar o terror” e que todas as polícias alertaram sobre o assunto. Leia duas das versões da história que está circulando online:

Versão 1: Atenção grupo, avisem suas famílias a partir de hoje até o dia 20 , estejam atentos . Todas as policias pediram ontem na reunião , andarem com os carros fechados , travados vidros levantados, evitar passear a pé com as crianças , não andar mostrando celular ! TEM 50 mil presos saindo da prisão!

Versão 2: A última saidinha dos bandidos / eles vão fazer miséria nas cidades !! Depois não mais haverá saidinhas ! Muitos não vão voltar pra prisão ! Será uma semana de agonia !! Fechem as casas! não procurem sair sem necessidade ! Até o dia 20 !!!! não é fake! é. Real !!!! tomem cuidado ao subir e descer do carro olhar por todos os lados. !! É o aviso de todas as polícias e delegados na reunião da Conseg de ontem !! Repassem aos parentes e amigos !!!

Checagem

Não é o primeiro conteúdo, no mínimo, enviesado que circula na internet sobre saídas temporárias. Por isso, vamos responder a algumas perguntas sobre o assunto para realizar a checagem. 1) É verdade que há uma saidinha de 50 mil presos prevista para os próximos dias? 2) Essa será a última saidinha de presos da história? 3) O alerta em questão sobre a saída temporária de presos faz sentido e foi feito por todas as polícias?

É verdade que há uma saidinha de 50 mil presos prevista para os próximos dias?

Este número está errado. De acordo com conteúdos publicados sobre a saída temporária de presos, o estado de São Paulo (que é o local que a história circulou com a versão de 50 mil) terá a saída temporária de cerca de 35 mil presos. Além disso, uma das versões da história (que aponta que a saída será até o dia 20) também erra. A saída será até o dia 18.

Vale apontar que, se somarmos presos que vão sair temporariamente em outros estados do país, é possível que o número ultrapasse o previsto. Como não há uma estatística de âmbito nacional, não temos esta informação consolidada.

Essa será a última saidinha de presos da história?

Isso não está batido. De um lado, temos a lei que proíbe a saída temporária de presos. Porém, há um detalhe: algumas correntes do direito apontam que a proibição não vale para pessoas que foram condenadas antes da aprovação da nova lei. Neste sentido, temos um vácuo jurídico que fez, por exemplo, a Secretaria de Segurança Pública aprovar a saidinha de junho de 2024.

De acordo com esta matéria, a própria SSP-SP apontou que não sabe se haverá outras as outras saídas temporárias que estavam previstas para este ano. Neste sentido, ainda será preciso saber a premissa que vai valer.

O alerta em questão sobre a saída temporária de presos faz sentido e foi feito por todas as polícias?

O alerta é, assim como em outros casos, exagerado. Não temos nenhum comunicado oficial que aponte para este alerta. Na realidade, se trata de uma corrente de WhatsApp que serve mais para generalizar que todos que saem temporariamente o fazem para realizar assaltos do que apresentar dados concretos.

O conteúdo que está circulando erra ao apontar o número de presos beneficiados, em garantir que será a última saidinha de presos da história e também exagera no alerta em questão. No nosso conceito, é “exagerado” com um “pé” em fake news.

Postagem Anterior Próxima Postagem