Major dos bombeiros escreve livro inédito que vira guia sobre autismo

ACIC

 

O major Murilo Sinque de Paula, do Corpo de Bombeiros do Paraná, escreveu um livro que se transforma no primeiro guia prático do mundo sobre autismo para profissionais de segurança pública, pais e também a professores e a empresários. Na manhã desta quarta-feira, durante reunião de diretoria da Acic, o Major falou sobre o livro que passa a dar suporte a uma nova etapa do projeto Empresa Amiga do Autista, lançado em abril pela Vice-Presidência de Assuntos da Educação, sob a liderança da empresária e professora Silvana Borghelot Cordeiro.


Em parceria com a Amac e Caut, duas entidades que atuam com autistas, a Acic desenvolve desde o ano passado ações para melhorar a recepção e o ambiente das empresas para o autista, ao profissional autista e às suas famílias, diz Silvana. “Agora, o livro do Major Murilo, permitirá aprofundar ainda mais conhecimentos sobre como se relacionar corretamente com portadores do espectro autista”. Com 20 anos de serviços dedicados à corporação, o Major Murilo é pai de um filho autista e releva que isso o motivou a pesquisar e a buscar informações, inclusive estudos e artigos de grandes especialistas internacionais, sobre o assunto.


Tudo o que o major compilou ao longo de anos de pesquisa foram condensados e deram origem ao livro Atendimento a emergências a pessoas no espectro autista, que vira um guia prático para profissionais dos mais diversos setores. Inicialmente, ele elaborou o livro e agora edita vídeos orientativos que serão disseminados na sua corporação. “Mas a expectativa é que, gradualmente, esse conteúdo chegue às mais diferentes pessoas, inclusive aos professores e pais nas escolas”. A obra traz informações práticas de como mitigar crises e de atendimento mais humanizado e inclusivo. “Numa particularidade, descobri um proposito de vida”, afirma o Major Murilo.


Silvana lembrou que há carência de informação correta aos mais variados receptores desse tipo de conteúdo. Por isso, esse livro, elaborado com tanto cuidado e dedicação, torna-se tão importante e útil, destacou a vice da Acic para Assuntos da Educação. A utilização de terapias reduz em até 80% o risco de o autista ter deficiência intelectual, assinalou Major Murilo, que pede a colaboração de empresários para ampliar a tiragem da publicação a fim de que mais pessoas possam ter acesso às informações ali compartilhadas.

Postagem Anterior Próxima Postagem