Conselho de inovação almeja ser funcional e atingir seu propósito



Um dos desafios da nova diretoria do Conselho Municipal de Inovação de Cascavel, criado em 2016, é torná-lo funcional para que seu maior propósito possa ser alcançado, contribuindo assim com as empresas e com o processo de desenvolvimento do município. É sobre isso que falou na manhã desta quarta-feira, 5, durante a reunião de diretoria da Acic, o vice-presidente da associação comercial para Assuntos de Inovação e novo presidente do Conselho de Inovação, Carlos Guedes.

Carlos apresentou a nova diretoria e informou que mais de 20 entidades têm representação nele. O Conselho foi criado por lei complementar. É um órgão colegiado, de composição paritária, consultivo, propositivo e fiscalizador. Ele atua na formulação e promoção de diretrizes de atuação que contemplem e assegurem o fomento a inovações tecnológicas, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros e no desenvolvimento de novas empresas, garantindo a elas acesso a crédito subsidiado para seu desenvolvimento em todas as vertentes.

A primeira reunião dos novos diretores vai acontecer nos próximos dias. A base do plano de trabalho para a gestão 2024/2026 já está pronta. O objetivo é ter uma ferramenta em mãos de fomento à inovação nas empresas, com olhar diferenciado principalmente às menores, segundo Guedes. O Conselho passará a estar ainda mais atento à publicação de editais, das mais diversas instituições, destinados a liberar recursos para o fomento da inovação e tecnologias. O presidente falou também da criação de um cadastro de empresas inovadoras, que é permanente e oferece, como incentivos, reduções no alvará e IPTU.

Uma das propostas do novo grupo de diretores é fazer do Conselho também um instrumento capaz de atrair novos negócios para Cascavel. O presidente da Acic, Siro Canabarro, parabenizou Carlos Guedes pela eleição e ressaltou o papel do órgão para o presente e principalmente para o futuro do município. “Agora, é trabalhar para colocar em prática ações preparadas para contribuir com o fortalecimento das empresas locais”.

Postagem Anterior Próxima Postagem