Operação Conjunta da PF e Receita Federal Fecha Depósito Ilegal de Mercadorias Contrabandeadas da Argentina em Foz do Iguaçu


Na tarde desta quarta-feira (08/05), uma operação conjunta entre a Polícia Federal e a Receita Federal resultou na prisão de duas pessoas e no fechamento de um depósito ilegal de produtos descaminhados e contrabandeados da Argentina, localizado em Foz do Iguaçu.


Após receber uma denúncia anônima, as equipes policiais se deslocaram até o bairro Porto Meira, próximo à aduana da Ponte Internacional Tancredo Neves, na fronteira com a Argentina. Durante o monitoramento, foi identificado um intenso movimento de pessoas transportando fardos de mercadorias entre o imóvel investigado e estabelecimentos comerciais locais.


Ao adentrarem o imóvel, os policiais e servidores da Receita Federal encontraram centenas de mercadorias de origem estrangeira, sem a documentação fiscal necessária para sua comercialização legal. Destaca-se que entre os produtos apreendidos havia mais de 370 galões de azeite com rótulo da marca Valle Viejo, cuja comercialização é proibida no Brasil desde 2021 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).


A proibição do azeite Valle Viejo se deve às adulterações encontradas em todas as amostras periciadas, consistindo em uma mescla de óleos vegetais com reduzido valor nutricional e nocivo à saúde. Além disso, a marca Valle Viejo não existe, sendo descartada qualquer relação com o produto comercializado na região de fronteira.


Diante da prática do crime de contrabando, o proprietário do imóvel e o funcionário responsável pela comercialização dos produtos estrangeiros foram presos em flagrante e encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu para os procedimentos legais.


Essa ação demonstra o compromisso das autoridades em combater o contrabando e garantir a segurança e a legalidade no comércio de mercadorias na região de fronteira.


Comunicação Social da Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR

Postagem Anterior Próxima Postagem