Chuvas e inundações no RS geram reflexo nos preços da Ceasa/PR




As fortes chuvas e inundações que atingem várias cidades do Rio Grande do Sul afetam o setor do agronegócio do estado gaúcho, principalmente na criação de aves, suínos, pecuária leiteira e produção agrícola. Com isso, os impactos começam a refletir no Paraná e as Centrais de Abastecimento (Ceasa/PR), em Curitiba, já apontam para uma alta considerável nos preços de vários produtos, como a batata, por exemplo.

O Paraná depende da produção de alguns municípios do Rio Grande do Sul, que passam por dificuldades por conta do problema climático. Há dificuldade tanto para colheita como para o transporte, principalmente por conta da interdição de algumas rodovias, explica o técnico de comercialização da Ceasa/PR, Evandro Pilati, em entrevista para a RICtv, nesta segunda-feira (6).

Segundo ele, o preço do tubérculo quase dobrou, em relação à semana passada. “Nossos atacadistas têm encontrado dificuldades no transporte. O produto está quase faltando e essa semana já começou com preço bem alterado. Hoje o preço está em torno de R$ 180 o saco de 25 quilos, com alta de aproximadamente 80% em relação à semana passada”, revela o técnico da Ceasa/PR.

Pilati cita ainda outros produtos que abastecem o Paraná e que devem ter preços alterados. “Dependemos de cenoura, beterraba, morango, que é um produto muito procurado nos Dia das Mães. Certamente terá uma alta bem significativa”, diz.

O técnico da Ceasa/PR aproveita para alertar os consumidores sobre os aumentos. “Já tem que ir se preparando, porque até o final da semana com certeza muitos produtos terão alta muito significativa, de 40%, 50%. Talvez até mais”, estima Pilati.


Fonte: RicTV

Postagem Anterior Próxima Postagem