Cascavel se une na luta contra o abuso e exploração sexual infantil durante o Maio Laranja



O mês de maio chega com uma missão importante em Cascavel: mobilizar a sociedade na conscientização e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A cidade se une à Campanha Maio Laranja, uma iniciativa nacional que visa chamar a atenção para essa grave questão, destacando o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio.

 

Inspirada na flor gérbera, cuja cor laranja simboliza a fragilidade e a vulnerabilidade da infância, a campanha é um lembrete sobre a importância de proteger os direitos mais básicos e fundamentais das crianças.

 

Dados do Sistema IPM Social revelam uma realidade preocupante: no ano passado, 83 crianças e adolescentes precisaram de atendimento devido à violência sexual em Cascavel. E até o último dia de abril deste ano, já foram registrados 22 casos.

 

Por isso, durante todo o mês de maio, a Rede de Proteção Social de Cascavel está em movimento. Nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Convivência e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), uma série de atividades estão sendo realizadas. Oficinas, palestras e distribuição de materiais informativos são algumas das estratégias adotadas para disseminar conhecimento e orientações, envolvendo não apenas crianças e adolescentes, mas também suas famílias.

 

Um dos pontos altos da mobilização será o 19° Fórum de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, marcado para o dia 17 de maio na Unioeste. Com o tema "Violência Sexual contra crianças e adolescentes: da prevenção à denúncia", o evento contará com a participação de palestrantes renomadas, como Andrea Martelli, doutora em Educação e docente da Unioeste, Vanessa Marin Albiero, psicóloga da Secretaria Municipal de Assistência Social, e Andrea Simone Frias, promotora de Justiça.

 

As inscrições estão abertas por meio do link 

 

 Caminhada

No dia 18 de maio, às 9h, uma organização da sociedade civil está organizando uma caminhada alusiva ao enfrentamento a violência sexual de crianças e adolescentes saindo da 10ª Regional de Saúde em direção ao Fórum Municipal e toda sociedade está convidada a participar.

 

O Movimento "Todos Contra a Pedofilia" definiu que o tema do evento será “Manifestação pela instalação da Vara de Crimes contra Crianças, Adolescentes, Mulheres e Idosos de forma urgente”.

Postagem Anterior Próxima Postagem