Letícia Richertt |
No sábado, dia 27, o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, foi cenário de uma manifestação emocionante. Organizado por tutores de cachorros, o protesto reuniu dezenas de Golden Retrievers e seus donos, exigindo mudanças urgentes nas condições de transporte de animais em voos comerciais.
O evento foi desencadeado pela trágica morte de Joca, um cão da mesma raça, em uma situação lamentável envolvendo a companhia aérea GOL. De acordo com relatos, Joca deveria acompanhar seu tutor, João Fantazzini, em uma viagem do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, para Sinop, no Mato Grosso. No entanto, um grave erro logístico resultou em seu envio equivocado para Fortaleza, culminando em um retorno fatal a Guarulhos após oito horas de voo, quase o triplo do tempo previsto inicialmente.
A indignação dos proprietários de animais em todo o Brasil levou a manifestações semelhantes em outros aeroportos do país. Em São José dos Pinhais, os participantes do protesto aproveitaram a oportunidade para passear com seus cães pelos diversos setores do aeroporto, visando conscientizar viajantes e funcionários sobre a importância de um transporte seguro e digno para animais.
Fonte: XV Curitiba