Mergulhadores realizam vistoria em tubulações submersas da Sanepar em Foz do Iguaçu e região



Mergulhadores contratados pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) deram início à vistoria das tubulações submersas localizadas no Lago de Itaipu e no Rio Paraná, abrangendo áreas de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e Santa Helena, no Oeste do Estado. O trabalho, que compreende as tubulações de captação de água e os emissários de esgoto tratado, visa garantir a integridade das instalações e prevenir acidentes.


"A realização dessa vistoria é uma medida preventiva para garantir a segurança das estruturas e minimizar o impacto ambiental nos rios. Optamos por realizar esse trabalho em março para reforçar a importância da preservação da qualidade das águas, que deve ser uma preocupação constante", afirmou a gerente regional da Sanepar, Polyana Varlett.


Os mergulhadores têm a missão de inspecionar as tubulações ancoradas por blocos de concreto e cabos de aço, que estão submersas em até 17 metros de profundidade. Devido à intensa movimentação de barcos de pesca, lazer e turismo no Rio Paraná e no Lago de Itaipu, é fundamental evitar o risco de acidentes caso as tubulações se desprendam.


A verificação periódica se torna essencial devido à influência de fatores como a velocidade da água, dos ventos e ocorrências como secas e enchentes, que afetam a vida útil do material. O trabalho dos mergulhadores consiste na vistoria visual e tátil, além da captação de imagens que serão analisadas por técnicos e engenheiros, para determinar a necessidade de reparos ou substituições.


A captação flutuante do Lago de Itaipu, na região de Foz do Iguaçu, começou a operar em 2015, composta por três conjuntos de motobombas e uma plataforma flutuante. Já as captações de água de Santa Terezinha de Itaipu e Santa Helena estão em operação há mais de duas décadas. Os emissários submersos de esgoto tratado, instalados em Foz do Iguaçu há cerca de 15 anos, possuem entre 100 e 300 metros lineares, dependendo da localização e do nível do Rio Paraná.

Postagem Anterior Próxima Postagem