O respeito e a atenção ao meio ambiente e à sustentabilidade são marcas fortes na trajetória de 53 anos da Coopavel e esses cuidados, desde o início, estão presentes também no Show Rural, que chega à sua 36ª edição. A novidade nessa área, de 5 a 9 de fevereiro, será o início de operações de uma central de triagem que vai assegurar a correta destinação de grande parte das 120 toneladas de resíduos geradas durante todas as fases do evento.
Com essa nova unidade, o Show Rural avança na gestão dos resíduos sólidos. “Tudo o que for gerado, em todas as etapas, será coletado, enviado para a central e então lá serão feitas triagem, prensagem, transformação dos materiais em fardos e então acontecerá a correta destinação dos resíduos”, informa a engenheira ambiental Lucimar Novaes. “A cada ano, avançamos nas questões de sustentabilidade no parque, porque essa é uma atitude que pode e deve ser multiplicada nos mais diferentes ambientes”, afirma ela.
Economia circular
Os equipamentos, para que a central possa entrar em atividade, serão emprestados pela prefeitura, como esteira de separação, prensa, carrinho de movimentação de fardos e empilhadeira. “Esse é um investimento muito importante, porque demonstra, na prática, todos os esforços que a Coopavel e o Show Rural fazem para, de maneira ampla e sólida, observar normas e orientações sobre proteção ao meio ambiente e sustentabilidade”, afirma o presidente Dilvo Grolli.
Lucimar informa que entre os objetivos da nova central está o fomento à economia circular com a destinação correta de todo resíduo, promovendo também ações de cunho social e ambiental. “Assim, mostramos aos visitantes a importância da reciclagem de resíduos”, pontua a engenheira. Durante o Show Rural serão realizadas ações de educação ambiental junto aos visitantes, colaboradores e expositores. Setecentas lixeiras (para materiais recicláveis e orgânicos) serão espalhadas pelo parque.