O Curso Técnico de Teatro do Colégio Eleodoro, de Cascavel, foi agraciado com o Troféu Gralha Azul, o mais importante reconhecimento teatral do Paraná, em noite de gala no dia (11), no Teatro Guairinha, em Curitiba.
A premiação, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e do Centro Cultural Teatro Guaíra, com apoio do Sindicato dos Artistas e Técnicos do Paraná - SATED/PR, marcou a retomada após um intervalo de três anos causado pela pandemia do novo coronavírus.
O curso, em atividade desde 2010, é o único de sua categoria no interior do Paraná e tem se destacado por sua significativa contribuição para o cenário teatral regional.
Coordenado por Mariane Yukari, o programa oferece uma formação abrangente, gratuita e com duração de um ano e meio, capacitando profissionais nas áreas de atuação, iluminação, cenografia, sonoplastia, maquiagem, figurinos, adereços, entre outros.
A indicação ao Troféu Gralha Azul veio do SATED PR, e a honraria foi entregue às professoras Mariane Yukari, atual coordenadora, e Maia Piva, professora e ex-coordenadora do curso. Estamos muito felizes com esse reconhecimento", comemora Mariane Yukari.
O curso, que tem suas aulas realizadas todas as noites, de segunda a sexta-feira, oferece uma sólida formação teórica e prática, abrangendo 13 disciplinas específicas da área. Com o certificado de conclusão, os formados podem obter o Registro Profissional de Teatro (DRT) diretamente no Ministério do Trabalho, sem a necessidade de passar por banca de avaliação.
O Troféu Gralha Azul, criado em 1974, é um dos mais emblemáticos prêmios teatrais do Brasil e é considerado o mais importante do estado do Paraná.
O Curso Técnico de Teatro do Colégio Eleodoro é o primeiro na região a receber essa distinção, consolidando sua importância no panorama cultural e artístico do estado.
A cerimônia de entrega do 40º Troféu Gralha Azul foi especial não apenas pela premiação do Curso Técnico de Teatro, mas também por marcar o retorno da premiação após o período de interrupção devido à pandemia. Com mais de 100 inscritos, a edição contou com algumas mudanças, incluindo a criação de uma categoria para espetáculos online, reconhecendo a adaptabilidade dos artistas diante das circunstâncias desafiadoras impostas pela Covid-19.
Além das homenagens aos profissionais da cena teatral, o evento destacou o curitibano Enéas Lour, com mais de 50 peças teatrais escritas, e Danilo Aveleda, pela dedicação à arte teatral. Três instituições foram também reconhecidas, entre elas o Curso Técnico de Teatro do Colégio Eleodoro, cujo trabalho exemplar reforça a importância da educação teatral no interior do Paraná.