Na noite de segunda-feira, uma abordagem polêmica envolvendo dois agentes da Guarda Municipal e um casal em uma caminhonete Montana chamou a atenção. A ocorrência teve início no cruzamento da Avenida Brasil com a Avenida Tito Muffato, quando a equipe de Guardas Municipais visualizou o veículo, que coincidia com as características de um automóvel em alerta de furto e roubo.
Após uma consulta no sistema, que não indicou problemas com o veículo, a equipe decidiu seguir seu caminho. No entanto, o condutor da Montana, ao perceber a viatura, acelerou bruscamente na tentativa de fugir, avançando sinais vermelhos, furando preferenciais e, inclusive, atingindo um ciclista durante a fuga.
A perseguição durou cerca de oito quilômetros, envolvendo tentativas do motorista de atingir um motociclista, além de uma sacola e garrafas de vidro sendo dispensadas durante a correria. A fuga terminou quando o veículo parou em frente à casa dos pais do condutor.
No momento desta abordagem, após a intensa perseguição, foi registrado o momento em que os agentes abordam o motorista o imobilizando. Veja no vídeo abaixo:
No interior do veículo, os agentes encontraram cerca de 3 gramas de maconha e 1,5 gramas de buchas de cocaína. Ao suspeitar da agitação incomum do motorista, uma equipe da Transitar foi acionada para realizar o teste do bafômetro, que indicou 0,0 miligramas de álcool no condutor, mas 0,20 miligramas no ar expelido da passageira, uma jovem de 17 anos.
O condutor assumiu a posse das drogas, enquanto também admitiu ter usado os psicoativos junto à menor, o que configura crime de corrupção de menor, além dos demais crimes de trânsito cometidos.
Diante dos flagrantes, o homem foi preso no local, e o veículo foi removido. A situação gerou polêmica devido à intensidade da abordagem e às circunstâncias do caso. As autoridades locais investigam o incidente para avaliar as condutas dos envolvidos.
Em nota, a secretaria de segurança informou que os agentes foram afastados por conta da conduta utilizada na ocorrência. Veja:
Sesppro afasta dois agentes da Guarda Municipal
Servidores flagrados em abordagem fora dos padrões convencionais da corporação responderão a procedimento administrativo
A Secretaria de Segurança Pública e Proteção à Comunidade (Sesppro) anunciou no início da noite desta terça-feira (26) o afastamento de dois agentes da Guarda Municipal de Cascavel (GMC). Na noite de ontem (25), eles foram flagrados em uma abordagem fora dos padrões técnicos que devem ser utilizados pelos agentes.
De acordo com o secretário de Segurança, Pedro Fernandes Oliveira, um procedimento administrativo será instaurado para apurar a conduta dos servidores envolvidos. Ele ressalta, no entanto, que os mesmos terão pleno direito de defesa durante todo o processo.
“É importante enfatizar que a Sesppro preza por uma Guarda Cidadã, comprometida em estar próxima da comunidade, pautada pela ética e respeito aos cidadãos. Salientamos que a conduta isolada desses agentes não reflete, de forma alguma, as ações e valores que norteiam a corporação”, afirma o secretário.