segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Cascavel

Cascavel: denúncia diz que chefe da Ciretran dirige carro sem retrovisor e CNH suspensa

11 May 21 - 18h06 Atualizado 11 May 21 - 18h23 Juliet Manfrin
Cascavel: denúncia diz que chefe da Ciretran dirige carro sem retrovisor e CNH suspensa

Imagens: Imagens cedidas ao Portal24 Direitos Reservados

Os flagrantes foram registrados nos últimos dias. As imagens mostram o chefe da Ciretran de Cascavel, Pedro Martendal, saindo do seu posto de trabalho, embarcando em um veículo com o qual sai dirigindo.

Porém, segundo apurado, o chefe da Ciretran em Cascavel está, desde o dia 14 de abril cumprindo suspensão em sua Carteira Nacional de Habilitação, isso em pleno Maio Amarelo, mês dedicado à prevenção dos acidentes e adversidades no trânsito.

Segundo denúncia feita ao Portal24, observa-se ainda que o veículo não tem ficado no pátio da Ciretran. Nesse e em outros dias, o carro, uma Blazer que não está no nome do servidor, foi flagrada estacionada em uma rua do lado de fora do pátio da autarquia estadual.

Isso porque, além da CNH suspensa segundo registro do próprio Detran/PR ate o dia 13 de junho, o veículo conduzido pelo chefe da Ciretran está sem o retrovisor do lado direito e há ainda pendências financeiras com o próprio Departamento de Trânsito do Paraná.

Entre os registros do veículo estão duas multas já vencidas e uma que vai vencer no dia 31 deste mês. Estas anotações se referem a uma multa por excesso de velocidade no dia 13 de março do ano passado, uma por estacionar em desacordo com a legislação em estacionamento rotativo em 14 de agosto de 2020 e outra por excesso de velocidade no dia 3 de março de 2021. Também há registro de IPVA pendente, de anos anteriores, que foi parcelado, e das 5 parceladas do impostos deste ano, apenas a primeira consta como quitada. As dos meses de março e abril, já vencidas, e dos meses de maio e junho seguem em aberto.

No Portal da Transparência, Pedro Martendal aparece como profissional comissionado em função ativa desde o dia 1º de abril de 2021 com um salário bruto de R$ 4.583,10.


O Detran

Procurado, o Detran/PR disse que vai “averiguar a situação e tomar as medidas cabíveis”. Disse ainda que as informações vão para uma avaliação onde será concluído se será ou não aberto procedimento administrativo contra o servidor.


O que diz Pedro Martendal 

O chefe da Ciretran confirmou que está com a CNH suspensa, informou que isso se deu não por uma multa sua, mas de um terceiro que utilizou um veículo que estava em seu nome. Disse ainda que o período da suspensão já estava chegando ao fim. Martendal completou que, “em respeito ao Detran” por estar assumindo a função de chefia, não processaria o órgão, no caso de recorrer para apresentar outro condutor, por isso, optou por honrar a multa e as penalidades previstas na lei.

Confirmou que o carro está sem o retrovisor, que sua esposa foi manobrar o veículo e o acabou quebrando e que ainda não houve tempo hábil para levar ao conserto, mas negou que segue dirigindo com a CNH suspensa, que quem está dirigindo é sua esposa, que o leva e o busca todos os dias no trabalho.

Quanto ao vídeo em que ele aparece dirigindo, Martendal disse que “talvez estivesse apenas manobrando o carro para a esposa”, afirmando ter um filho com deficiência, que possivelmente estivesse no veículo e que precisasse de atendimentos da mulher naquele momento.

Pedro Martendal reforçou que apesar de o carro não estar em seu nome, o comprou de um terceiro, mas no momento da transferência se verificou que havia um impedimento, uma pendência de bloqueio judicial, que impossibilitou de fazer a transferência, condição que segue até o momento. “A dívida [referente ao bloqueio judicial] não é minha, é do antigo dono”, reforçou.

Ele disse ainda que desconhece pendências de IPVA de anos anteriores, mas confirmou que deve haver parcelas atrasadas referentes a este ano. 

Ainda em sua defesa, o chefe da Ciretran completou que, “quem dirige mais é sua esposa, que este seria o carro que ela usa”. 


Envie sugestões de Pautas ou Fotos, para o nosso Whatsapp que a nossa equipe irá atender você.
Entre no nosso grupo do WhatsApp: Clicando Aqui

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.