sábado, 19 de junho de 2021

Paraná

Empresa pública Portos do Paraná reforça combate à dengue

07 May 21 - 07h00 Izadóra Lemos
Empresa pública Portos do Paraná reforça combate à dengue

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Os municípios do litoral paranaense estão em alerta para os casos crescentes de dengue. Paranaguá e Antonina apresentaram alta nas últimas semanas e a Secretaria de Estado da Saúde já classifica a situação como epidêmica. Para combater a proliferação do mosquito transmissor da doença, a empresa pública Portos do Paraná mantém ações constantes de cuidado e prevenção. O plano de trabalho envolve limpeza, eliminação de criadouros, aplicação de larvicidas e atividades de conscientização.

Todos os dias são feitas inspeções diárias na área portuária. “Estamos em uma região com altos índices de temperatura e chuvas frequentes, o que faz com que se crie um ambiente propício para o desenvolvimento das larvas do Aedes aegypti. Por isso, nossas equipes fazem a vistoria de forma permanente”, diz o diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Ribeiro Santana.

Dentro do programa de controle dos vetores, a autoridade portuária investe em atividades de conscientização sobre o tema junto aos trabalhadores e caminhoneiros, que passam pelo porto diariamente.

“Com a pandemia de coronavírus este trabalho é feito pelas nossas redes sociais, cartazes e outros canais de comunicação. A intenção, entretanto, segue sendo a educação: com informações sobre o mosquito transmissor, modo de reprodução, sintomas da doença e cuidados necessários”, acrescenta Santana.

Empresas que fazem parte da comunidade portuária também promovem atividades de combate ao mosquito. Terminais, operadores e prestadores de serviço têm um papel importante nas ações de prevenção e um compromisso com a saúde de trabalhadores, familiares e toda a população. A parceria entre poder público e iniciativa privada é essencial para ampliar a capacidade e área de atendimento.


PREOCUPAÇÃO 

A Secretaria de Estado da Saúde apresentou nesta terça-feira (4) os números mais recentes de casos de dengue no Estado. Segundo o boletim epidemiológico, desde o início do monitoramento, em 11 de agosto do ano passado, Paranaguá acumula 2.053 casos da doença. Em Antonina, são 191. Somente na última semana foram 228 e 43 novos registros, respectivamente.


Via: Agência Estadual de Noticias 


Envie sugestões de Pautas ou Fotos, para o nosso Whatsapp que a nossa equipe irá atender você.
Entre no nosso grupo do WhatsApp: Clicando Aqui

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.