sábado, 19 de junho de 2021

Saúde

Cascavel tem o menor número de mortes por covid-19 em mais de dois meses

05 May 21 - 17h29 Juliet Manfrin
Cascavel tem o menor número de mortes por covid-19 em mais de dois meses

Foto: Assessoria Huop

O informe semanal da covid-19 em Cascavel, divulgado nesta quinta-feira (5) pela Secretaria Municipal de Saúde traz boas notícias, mas indica que o alerta, a vigilância e os cuidados devem ser mantidos. 

Na semana passada, iniciada no domingo (25) encerrada no sábado (1º), chamada de semana epidemiológica 17, houve o menor número de mortes por covid-19 em 12 semanas, ou seja, mais de dois meses.

Na semana passada foram 8 mortes provocadas pela infecção causada pelo novo coronavírus entre residentes no município. A semana epidemiológica de número 5, registrada no início de fevereiro, havia sido a menos letal desde então, com 7 mortes.

Cascavel também registrou queda no registro de novos casos na última semana e pelo boletim, foi a menor somatória semanal desde o início do ano: 178 confirmações contra 197 na semana anterior. Importante destacar que ainda pode haver dados represados e esses números podem sofrer alteração na atualização do informe na próxima semana.

Com menos casos, Cascavel tem visto reduzir, gradativamente, o número de ocupações de leitos de UTI. Esses e outros fatores somados são considerados no momento de se calcular a chamada matriz de risco, que indica o nível de alerta para a doença no município. Cascavel teve redução na matriz de risco, mas segue em bandeira vermelha. Veja abaixo mais sobre a matriz.


Matriz de risco 

Segue Matriz de Risco - 05/05/2021

Score: 20 pontos

Risco:  Alto

Sinalização: Vermelho

Medidas de Distanciamento: Distanciamento Social Ampliado II

Comparando a Matriz de Risco dessa semana com a semana passada, observa-se:

Queda de 4 pontos no score, passando de 24 para 20 pontos;

Queda na taxa de ocupação de leitos de UTI, passando de 99,07% de ocupação para 90,65%;

Aumento na taxa de ocupação de leitos de enfermaria, passando de 47,62% de ocupação na semana anterior para 54,76% nessa semana;

Queda na incidência de casos de srag de 44% (lembrando que o cálculo é feito comparando a ultima semana epidemiológica com a antepenúltima semana, ou seja, um espaço de tempo de 14 dias);

Redução no número de óbitos;

Taxa de positividade das SRAG 75,86%


Envie sugestões de Pautas ou Fotos, para o nosso Whatsapp que a nossa equipe irá atender você.
Entre no nosso grupo do WhatsApp: Clicando Aqui

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.