Na madrugada desta quarta-feira (5), uma ação conjunta entre Policiais Federais do NEPOM/PF e Policiais Militares do BPFRON/PMPR, no âmbito da Operação Protetor, resultou na apreensão de uma embarcação de grande porte carregada com cerca de 400 caixas de cigarros de origem paraguaia no Lago de Itaipu, em Guaíra.
Durante patrulhamento de rotina, as equipes avistaram a embarcação cruzando o lago e atracando em um porto clandestino, em área de mata ciliar. No momento em que os policiais se aproximaram para realizar a abordagem e fiscalização, vários indivíduos que estavam na margem — iniciando o transbordo das caixas para um caminhão — fugiram em meio à mata fechada, não sendo localizados.
Após inspeção, foi confirmada a presença de grande quantidade de cigarros contrabandeados, caracterizando mais uma ação de combate ao crime organizado e ao contrabando na fronteira. Tanto a embarcação quanto o caminhão foram apreendidos, juntamente com toda a carga ilícita.
O material foi encaminhado à Delegacia de Polícia Federal em Guaíra, que adotará as medidas legais cabíveis. Segundo estimativas, o prejuízo causado ao crime organizado com a apreensão é de aproximadamente R$ 1,2 milhão.
A Operação Protetor integra o esforço conjunto de forças de segurança estaduais e federais no enfrentamento aos crimes transfronteiriços, especialmente o contrabando, tráfico e descaminho na região de fronteira com o Paraguai.
%2017.06.50_c17e4b0c.jpg)