Foto: crédito João/ Portal Boletim
As imagens aéreas registradas na manhã deste sábado (8) revelam a dimensão da destruição provocada pelo tornado que atingiu o município de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, na noite de sexta-feira (7). Casas foram totalmente destruídas, veículos ficaram revirados e grande parte da cidade permanece sem energia elétrica.
De acordo com o Simepar, o fenômeno foi classificado preliminarmente como tornado de categoria F2, com ventos que podem ter ultrapassado os 200 km/h. Equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar trabalham desde as primeiras horas para resgatar vítimas e auxiliar moradores que perderam tudo.
A prefeitura decretou situação de emergência e montou abrigos para famílias desabrigadas. O Governo do Estado enviou equipes do CONSAMU, caminhões-pipa e reforço de viaturas para auxiliar nos atendimentos e restabelecimento dos serviços essenciais.
Moradores relatam momentos de desespero. “Foi tudo muito rápido. O vento arrancou o telhado e destruiu as casas em questão de segundos”, contou uma moradora que conseguiu se abrigar com a família antes do tornado passar.
As imagens captadas por drones mostram bairros inteiros tomados por escombros, ruas bloqueadas por árvores e estruturas metálicas retorcidas. Segundo a Defesa Civil, as buscas por desaparecidos continuam e os números oficiais de vítimas estão sendo atualizados.
Vídeo: crédito João/ Portal Boletim