Egressos do sistema prisional terão isenção na taxa de inscrição do Vestibular 2026 da Unioeste


 A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) anunciou que os egressos do sistema prisional atendidos por unidades localizadas em cidades onde há câmpus da instituição terão direito à isenção total da taxa de inscrição no Vestibular 2026. A medida, prevista no Edital nº 172/2025-GRE, faz parte de uma política de inclusão voltada a ampliar o acesso de pessoas privadas de liberdade e egressas do sistema penal ao ensino superior público.


As inscrições estarão abertas de 5 de setembro a 10 de novembro de 2025, exclusivamente pelo site www.unioeste.br/vestibular. As provas acontecem no dia 7 de dezembro de 2025, em diversas cidades do Paraná, entre elas Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e Marechal Cândido Rondon.


Para obter a isenção, o candidato egresso deve se inscrever normalmente no sistema online e informar a unidade prisional ou de monitoramento responsável por seu acompanhamento. Essa unidade encaminhará à Unioeste a relação dos inscritos, contendo nome completo, CPF e número de inscrição de cada candidato, pelo e-mail vestibular@unioeste.br. Após a validação pela universidade, a isenção será confirmada.


Segundo Sérgio Vicente, chefe do Complexo Social de Cascavel, a iniciativa é resultado de uma parceria entre a Polícia Penal do Paraná (PPPR) e a Unioeste.


“Essa iniciativa é fruto de um trabalho conjunto que reconhece o estudo como um direito garantido pela Lei de Execução Penal. Garantir o acesso gratuito ao vestibular é um passo importante para a ressocialização e reintegração social dos egressos”, destacou.


O benefício reafirma o compromisso das instituições envolvidas com a promoção da cidadania e o uso da educação como instrumento de transformação social.

O edital completo e o manual do candidato estão disponíveis no portal oficial do vestibular da Unioeste.

Postagem Anterior Próxima Postagem