Após uma live feita pelo Portal 24h em que a mãe Ivania Zanella relata a falta de atendimento de Home Care por parte da Unimed Cascavel, a assessoria de imprensa da Unimed emitiu uma nota falando a respeito do assunto.
Conforme a nota, o plano de saúde da qual a criança faz parte não inclui o Programa de Atenção Domiciliar e que este é oferecido como diferencial de cuidado. Ainda segundo a Unimed, o menino recebeu acompanhamento em casa de 2022 até agosto deste ano, quando 'tinha melhora clínica para alta'.
Confira a nota na íntegra:
A Unimed Cascavel informa que o Programa de Atenção Domiciliar é oferecido como diferencial de cuidado, mas que esse serviço não está previsto no contrato do plano. Ainda assim, a criança citada recebeu acompanhamento em casa de 2022 até agosto de 2025, quando tinha melhora clínica para alta - visto que já estava reintegrada à rotina diária, inclusive frequentando as aulas no Cmei.
Reforçamos que as terapias de reabilitação e atendimento na rede credenciada seguiram sendo oferecidos normalmente. Destaca-se também que o menino precisou ser internado em hospital devido a um quadro de pneumonia, que levou à necessidade de uma traqueostomia. Nessa situação, a orientação da Unimed Cascavel era mantê-lo em atendimento hospitalar até que fosse estruturada uma equipe completa de profissionais para voltar a atendê-lo no programa domiciliar.
Porém, por insistência da mãe – que é técnica de enfermagem – a alta hospitalar foi dada em 10 de outubro, em acordo entre ela e a equipe médica do hospital credenciado. Desde então, a Unimed Cascavel segue oferecendo o atendimento com médico em casa, todos os insumos para o cuidado, aspirador, sondas de aspiração, luvas, dieta e terapias (conforme prescrição), enquanto prepara a equipe completa de técnicos para acompanha-lo (situação da qual a mãe tinha ciência ao solicitar a desospitalização).
Neste momento, o paciente está recebendo em domicílio os serviços de fisioterapia motora e respiratória, terapia ocupacional, atendimento com fonoaudiologia, acompanhamento nutricional, além de suporte 24 horas pelo SOS Unimed.
Caso a família sinta-se insatisfeita com o suporte do programa domiciliar, pode pedir reencaminhamento para os hospitais credenciados da Unimed Cascavel.
Em nome da transparência da informação e do suporte adequado a todos os pacientes, permanecemos à disposição.
%2014.18.50_9c758e9d.jpg)