A Prefeitura de Cascavel emitiu um alerta à população sobre um novo golpe que vem sendo aplicado em nome da Vigilância Sanitária. Criminosos estão enviando e-mails falsos informando sobre uma suposta “pendência crítica de alvará sanitário” e tentando induzir empresários a realizar pagamentos indevidos.
De acordo com o órgão municipal, a Vigilância Sanitária não realiza cobranças de alvará sanitário por e-mail. O que existe é a taxa de vigilância, cobrada junto com o alvará de funcionamento — e jamais por meio eletrônico.
Dois empresários já relataram ter recebido as mensagens suspeitas. Desconfiados do conteúdo, eles buscaram diretamente os canais oficiais da Vigilância Sanitária, o que evitou prejuízos.
O setor reforça que não faz comunicações sobre denúncias por telefone e não envia links por e-mail. A orientação é que, ao receber mensagens desse tipo, o cidadão não clique em links, não repasse dados pessoais e comunique imediatamente as forças de segurança.
Em caso de dúvida, os contatos oficiais da Vigilância Sanitária de Cascavel são os telefones (45) 3392-6538 e (45) 3392-6541.
%2009.34.26_3dd383f6.jpg)