Polícia Civil alerta para novo vírus que circula pelo WhatsApp no Paraná




A Polícia Civil do Paraná emitiu alerta à população sobre a circulação de um novo vírus que se espalha por meio do WhatsApp, atingindo usuários em São João e outras regiões do estado.

Segundo a delegada Paula Caroline Wisniewski, da Delegacia de Polícia de São João, o golpe chega em um arquivo no formato ZIP, que contém o nome do usuário e mensagens adaptadas ao perfil da vítima.

"A maioria das mensagens faz referência a listas de orçamento, mas o vírus é personalizável e pode aparecer em outros formatos, como listas de pacientes, por exemplo", explicou a delegada.

Ao clicar no arquivo, o usuário perde acesso ao WhatsApp e permite a instalação de softwares maliciosos no celular ou computador. A delegada alerta:

"Procure uma assistência técnica e realize uma limpeza com antivírus. Até ter certeza de que o dispositivo não está mais contaminado, evite acessar aplicativos que exigem senha, como os bancários."

Além disso, vítimas que sofrerem prejuízos financeiros devem registrar boletim de ocorrência, presencialmente ou através da Delegacia Online da Polícia Civil do Paraná.

A orientação principal é não abrir arquivos suspeitos, mesmo que venham aparentemente de contatos confiáveis, e buscar ajuda técnica imediata em caso de download.



Postagem Anterior Próxima Postagem