A Polícia Civil do Paraná (PCPR) deflagrou na manhã desta quinta-feira (23) uma grande operação para cumprir 35 mandados judiciais contra uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas e crimes patrimoniais, especialmente furtos e roubos de veículos.
As ações ocorrem em Curitiba e nos municípios de Araucária, São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande, Colombo e Piraquara, na Região Metropolitana. A operação conta com o apoio de cães farejadores e envolve o cumprimento de 30 mandados de busca e apreensão e cinco de prisão temporária.
O objetivo é desarticular o grupo criminoso e coletar materiais que possam subsidiar novas fases das investigações e responsabilizar todos os envolvidos.
De acordo com a PCPR, as investigações tiveram início após a prisão em flagrante de um casal por roubo de veículo, em Curitiba, em 2024. Durante a ação, os policiais apreenderam o celular dos suspeitos, e a análise pericial revelou conversas e negociações sobre trocas de veículos roubados por drogas, compra de armas de fogo e planejamento de novos roubos.
“Nas conversas existentes e dados de mídia extraídos descobrimos diversos diálogos e negociações sobre trocas de veículos roubados por drogas, compras de arma de fogo, planejamento de roubos, entre outros crimes”, detalhou o delegado Felipe Boffo.
Com o avanço das investigações, a PCPR identificou outros integrantes da organização, ligados a furtos, adulterações de veículos e tráfico de drogas. Segundo a delegada Grazieli Schmitz, o grupo mantinha uma rede de negócios ilícitos que unia criminosos de diferentes frentes.
“Em diversos casos, os criminosos adquiriam drogas a partir da entrega de produtos de crime ou, em sentido inverso, recebiam veículos como pagamento por entorpecentes fornecidos”, explicou a delegada.


