Cascavel, PR - A Guarda Municipal de Cascavel, por meio da Patrulha Ambiental, efetuou a prisão em flagrante de um indivíduo por maus-tratos a animais na região do Bairro Néva. A ação ocorreu após denúncias recebidas pelo setor de bem-estar animal da Secretaria do Meio Ambiente.
Segundo o Guarda Municipal Adinei, da Patrulha Ambiental, a equipe já tinha conhecimento da situação no local, onde já haviam sido feitas outras diligências. Na manhã de hoje, uma equipe da Polícia Militar foi até a residência, mas o tutor dos animais não foi encontrado.
Posteriormente, a Guarda Municipal, acompanhada de um médico veterinário, retornou ao local e constatou a situação de maus-tratos. No imóvel, foram encontrados três cães da raça Pastor Alemão: um já estava morto, e outros dois vivos, sendo um deles em estado de debilidade. O irmão do indivíduo relatou à equipe que os animais estavam sem água e sem comida.
Após as primeiras diligências, a Guarda Municipal foi informada de que o indivíduo havia chegado à residência. A equipe retornou e deu voz de prisão em flagrante ao cidadão.
O homem foi detido por maus-tratos a animais, conforme previsto na legislação, mencionando a Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais) e a Lei 14.064/2020 (que aumentou a pena para maus-tratos a cães e gatos, citada no artigo 32). O indivíduo e a ocorrência foram encaminhados à Delegacia de Polícia para as providências cabíveis.