O Procon de Cascavel inicia neste sábado (1º) o Mutirão Online de Renegociação de Dívidas e Orientação Financeira, que segue até o dia 30 de novembro. A ação tem como objetivo oferecer aos consumidores a oportunidade de negociar débitos diretamente com bancos e instituições financeiras pela internet.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Procon Paraná, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), a Associação Brasileira de Procons (ProconsBrasil) e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
De acordo com o órgão, o mutirão representa uma oportunidade para quem possui dívidas pendentes buscar um acordo direto com o credor, garantindo mais tranquilidade e a chance de reorganizar a vida financeira.
🔸 Dívidas que não podem ser negociadas:
- Financiamentos com garantia real (como veículos, motocicletas e imóveis);
- Contratos que estejam com parcelas em dia;
- Dívidas prescritas.
🔸 Como participar do mutirão:
As negociações serão realizadas exclusivamente pela plataforma oficial do Governo Federal: www.consumidor.gov.br.
O consumidor deve realizar seu cadastro, criar login e senha, e registrar a solicitação informando que deseja participar do Mutirão de Renegociação de Dívidas e o valor que pode pagar mensalmente.
Após o registro, o banco ou instituição financeira terá até 10 dias para apresentar uma proposta, e o consumidor contará com 20 dias para avaliá-la.
🔸 Atendimento presencial:
O Procon de Cascavel também oferecerá atendimento presencial em sua sede, para orientar consumidores que precisem de ajuda no procedimento online. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 14h, sem intervalo para almoço, na Rua Duque de Caxias, nº 558, bairro Centro.
Além disso, está disponível a plataforma www.meubolsoemdia.com.br, com ferramentas e orientações para auxiliar na reorganização financeira.
Quem preferir pode buscar auxílio presencial no CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania), que atende às terças, quintas e sextas-feiras, das 14h às 18h, na Univel.
O Procon alerta que os bancos não entram em contato com os endividados por telefone ou WhatsApp. O próprio consumidor deve acessar o site oficial consumidor.gov.br ou procurar o CEJUSC pessoalmente para realizar a negociação.
