Um pescador encontrou dois crânios humanos e velas, na manhã desta terça-feira (2), às margens do rio Miringuava, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Os restos mortais estavam em avançado estado de decomposição e levantaram a suspeita de um possível ritual religioso no local.
Após o acionamento, equipes policiais isolaram a área e iniciaram as investigações. Segundo o delegado Fábio Machado, há indícios de que os crânios não foram deixados após a morte das vítimas, mas sim retirados de algum cemitério e levados até a região para uma cerimônia que acabou sendo abandonada.
Além dos crânios, foram encontradas velas e outros objetos. A Polícia Científica do Paraná irá realizar exames de DNA para tentar identificar a origem dos restos mortais, que podem estar relacionados a mortes ocorridas há mais de seis meses.
A Polícia Civil investiga os crimes de vilipêndio de cadáver e violação de sepultura. “Ao que tudo indica, a pessoa que foi fazer essa cerimônia religiosa teria desistido no meio do caminho e abandonado aqueles objetos”, afirmou o delegado.
O caso também levou a polícia a verificar registros recentes de invasões a cemitérios em São José dos Pinhais. Os crânios foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba.