O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) publicou nesta segunda-feira (29) o resultado final da licitação para restaurar e ampliar em concreto a PRC-466, entre Manoel Ribas e Pitanga, na região central do Estado. O investimento será de R$ 231,6 milhões em um trecho de 43,05 quilômetros.
O Consórcio Construtor CEA Manoel Ribas, formado pelas empresas Ellenco Construções Ltda., Afirma Evias Engenharia e Tecnologia Viária Ltda. e Construtora Luiz Costa Ltda., foi confirmado como vencedor após o prazo legal sem apresentação de recursos por parte das demais participantes.
Agora, a próxima etapa será a homologação do resultado pelo DER/PR, seguida dos trâmites internos para a assinatura do contrato. A licitação ocorreu na modalidade contratação semi-integrada, que prevê a elaboração do projeto executivo de engenharia em até 180 dias e a execução da obra em 690 dias, totalizando 29 meses de prazo.
Como será a obra
As melhorias começam no acesso à subestação de Furnas, em Manoel Ribas, e seguem até Pitanga, terminando no entroncamento com a PR-460.
A rodovia será totalmente restaurada utilizando a técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico existente serve de base para a aplicação de um novo pavimento rígido de concreto. Nos pontos críticos de tráfego, serão implantadas faixas adicionais de ultrapassagem.
Estão previstos dois novos viadutos em desnível do tipo rótula:
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O primeiro no entroncamento da PRC-466 com a PRC-487, em Manoel Ribas, onde a pista principal será elevada e o tráfego da PRC-487 passará por duas trincheiras com vias marginais;
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O segundo em Pitanga, substituindo a atual interseção com a Rua da Liberdade, para disciplinar o tráfego urbano e garantir mais segurança.
Além disso, haverá melhorias no acesso à subestação de Furnas, na entrada de Manoel Ribas e no acesso à Comunidade de Barra Santa Salete. Os demais acessos regulamentados receberão pavimentação asfáltica.
Mais segurança viária
O projeto também inclui a implantação de novo sistema de drenagem de águas, sinalização horizontal e vertical e dispositivos de segurança viária, garantindo maior durabilidade da pista e melhores condições de tráfego.