A Itaipu Binacional anunciou, nesta quinta-feira (18), o início das obras de revitalização da quadra poliesportiva de Mesquita Omar Ibn Al Khattab , em Foz do Iguaçu , com o objetivo de promover a integração e inclusão de jovens e crianças da comunidade. O espaço também poderá ser utilizado por instituições de cunho social para atividades esportivas, recreativas e educativas.
O projeto é resultado de um convênio firmado com o Centro Cultural Beneficente Islâmico de Foz do Iguaçu (CCBI) , com investimento de R$ 891.385,75 por parte da Itaipu. A conclusão das obras está prevista para meados de 2026 .
O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri , destacou a importância do projeto:
"Sentimos muita alegria em poder participar desse projeto, ajudando a ampliar ainda mais o trabalho de inclusão social que a comunidade islâmica desempenha e que a cidade tanto precisa."
Para o presidente do CCBI, Mohamed Beha Rahal , a revitalização traz resultados positivos e duradouros.
"Agradecemos imensamente o apoio da Itaipu, certos de que este projeto terá impacto significativo a longo prazo, como um espaço de lazer e de integração social."
O líder religioso da Mesquita, Sheik Oussama El Zahed , reforçou o valor simbólico da obra:
"Mais do que tijolos e cimento, o espaço será símbolo de união e cooperação. Representará a esperança no futuro de nossas crianças e jovens, ajudando a formar cidadãos íntegros e conscientes do seu papel na sociedade."
A nova quadra terá regulamento interno específico para garantir organização, segurança e bom uso por parte da comunidade.
O evento de lançamento contou ainda com a presença do diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni , e do diretor jurídico, Luiz Fernando Delazari .