Um caminhão baú carregado com milhares de produtos cosméticos falsificados foi apreendido durante a Operação Falsa Marca, desencadeada pela Polícia Federal com apoio da Receita Federal e a Vigilância Sanitária em Cascavel na manhã desta quinta-feira (18).
Em um estabelecimento na rua Francisco Bartniki, no bairro Coqueiral, a quadrilha comercializava, ao menos desde 2018, shampoos, condicionadores e máscaras capilares com etiquetas de marcas renomadas mundialmente.
Segundo a Polícia Federal, inicialmente os produtos eram exportados ao Paraguai; desde 2022, passaram também a ser comercializados também em plataformas digitais. O esquema incluía a criação de empresas fictícias utilizadas para aquisição de insumos, emissão de notas fiscais ideologicamente falsas e distribuição dos produtos com as marcas adulteradas.
Ao todo foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em Cascavel, além do sequestro de imóveis ligados aos investigados, bloqueio de valores e também de ativos. Os envolvidos respondem por crimes como associação criminosa, contrabando e lavagem de capitais, cujas penas podem ultrapassar 15 anos de reclusão.