A 35ª edição do Festival de Dança de Cascavel chega ao fim neste sábado (20) com uma apresentação especial que promete emocionar o público. Às 20h, o palco do Teatro Municipal Sefrin Filho recebe a G2 Cia. de Dança do Teatro Guaíra com o espetáculo “GAG – Uma livre adaptação de Heinrich von Kleist sobre o Teatro de Marionetes”.
A entrada é gratuita, mediante a doação de 1 quilo de alimento não perecível. Os ingressos solidários devem ser retirados antecipadamente pelo site sympla.com.br.
Sobre o espetáculo
Dirigida por Gabriel Villela, com direção adjunta de Ivan Andrade, a montagem estreou em 2023, no Teatro Guaíra, em Curitiba, e vem conquistando plateias em diversas cidades. Inspirada no ensaio “Sobre o Teatro de Marionetes”, do escritor alemão Heinrich von Kleist, a obra traz para cena o universo circense, mesclando humor e reflexões filosóficas sobre a condição humana.
O espetáculo utiliza as gags, performances cômicas típicas do circo, como recurso para dialogar com questões existenciais em uma proposta que une dança, teatro e poesia visual.
Atividades formativas
Antes da apresentação oficial, a G2 Cia. de Dança realizará, ainda na tarde de sábado (20), um ensaio aberto exclusivo para o projeto Plateia Pensante – A Escola de Espectadores do Paraná, iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura.
Em Cascavel, o programa conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e inclui rodas de conversa, oficinas, sessões de cinema e espetáculos para diferentes faixas etárias, sempre com mediação de profissionais que estimulam o olhar crítico e sensível do público.
Após o ensaio, participantes adultos e idosos terão a oportunidade de visitar os bastidores do Teatro Municipal Sefrin Filho e participar de um bate-papo sobre a obra apresentada.
G2 Cia. de Dança do Teatro Guaíra
Única companhia sênior em atividade na América Latina, a G2 Cia. de Dança completa em 2025 25 anos de trajetória. Criada em 1999, estreou no ano seguinte com os espetáculos “Instável Sonata”, de Adriana Grechi, e “Pare, pense, faça alguma coisa!”, de Tuca Pinheiro.
Inspirada no NDT 3, grupo da Nederlands Dans Theater formado por bailarinos master, a companhia nasceu com a proposta de valorizar a maturidade artística e explorar novas estéticas da dança contemporânea. Atualmente, o elenco reúne nove bailarinos: Clionise de Barros, Júlio Mota, Rogério Halila, Leandro Nascimento, Cinthia Andrade, Grazianni Canalli, Neury Gaio, Daisy Wor e Ricardo Garanhani.
Festival movimentou a cidade
Ao longo de sua programação, o 35º Festival de Dança de Cascavel promoveu 66 oficinas, disponibilizando mais de 2 mil vagas em diferentes estilos de dança. O evento contemplou pessoas de todas as idades e níveis de experiência, consolidando-se como um dos maiores encontros artísticos do Paraná.