Bibliotecas, hortas e merenda inteligente: alunos da rede inovam com ideias sustentáveis

 

Criatividade, inovação tecnológica e consciência ambiental. Essas foram as marcas registradas dos projetos apresentados por estudantes da rede estadual de ensino durante a etapa estadual do 1º Desafio da Educação Profissional e Tecnológica, realizado pela Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) entre os dias 23 e 25 de setembro, em Foz do Iguaçu.

O evento reuniu 171 alunos de diferentes regiões do Estado e contou com 32 projetos finalistas, resultado de iniciativas desenvolvidas dentro do programa Parceiro da Escola. A proposta foi incentivar o protagonismo estudantil, aproximando a formação escolar das demandas do mercado de trabalho e da sociedade, por meio de soluções inovadoras para problemas reais.

“Essa primeira edição do Hackatech revelou a criatividade e a força dos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica, que desenvolvem soluções inovadoras para desafios reais. O evento aproxima a escola cada vez mais do mundo do trabalho”, destacou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

Biblioteca sustentável e composteira em Nova Santa Rosa

No Colégio Estadual Gaspar Dutra, em Nova Santa Rosa, o projeto Biblioteca Ecomind está transformando o espaço de leitura da escola. A iniciativa envolve a modernização do ambiente com recursos tecnológicos e práticas sustentáveis, como a digitalização do processo de empréstimo de livros e a reforma com materiais recicláveis, incluindo pallets.

A ação foi viabilizada em parceria com a empresa Impulso Educação, responsável por fornecer materiais de construção e ferramentas. Além da revitalização da biblioteca, os alunos também criaram uma composteira escolar, destinada ao tratamento de resíduos orgânicos.

“A compostagem diminui o envio de lixo aos aterros e reduz a emissão de metano, um dos gases que mais contribuem para o aquecimento global”, explica a estudante Júlia Braun, 17 anos. Já o professor Arão Cesar de Andrade reforça que a prática transforma resíduos em adubo para a horta da escola: “É uma forma de tornar o ambiente mais saudável e sustentável”.

Inteligência artificial contra o desperdício em Pinhais

No Colégio Estadual Mathias Jacomel, em Pinhais (RMC), os alunos desenvolveram o projeto Chef IA, que utiliza inteligência artificial para otimizar a merenda escolar. A solução calcula a quantidade exata de alimentos a serem preparados com base em um check-in feito pelos estudantes no site do projeto, onde informam se participarão da refeição e suas preferências de cardápio.

“O sistema reduz o desperdício e ainda ajuda na elaboração de receitas a partir das informações coletadas. As cozinheiras acessam os dados em tempo real e preparam apenas o necessário”, explica o professor Charles Adriano dos Santos, um dos orientadores da iniciativa.

Tratamento de água da chuva em Andirá

No Colégio Estadual Durval Ramos Filho, em Andirá, o tema central foi a crise hídrica. Com apoio da empresa Tom Educação, os estudantes criaram um sistema de captação e tratamento da água da chuva utilizando materiais recicláveis.

“A gente criou um sistema de captação pelo telhado, que permite diferentes usos, desde irrigação de plantações até o consumo humano”, contou a estudante Ana Clara da Silva, 17 anos.

Programa Parceiro da Escola

As iniciativas são fruto do programa Parceiro da Escola, que atualmente reúne 82 instituições de ensino em 34 municípios paranaenses. O modelo conta com a colaboração de empresas gestoras que auxiliam as escolas em projetos pedagógicos, estruturais e tecnológicos.

  • O Grupo Apogeu é responsável pela gestão de 16 colégios em Curitiba, Região Metropolitana, Litoral e Guarapuava.

  • A Tom Educação atua em 32 unidades no Norte, Oeste, Campos Gerais e RMC.

  • A Impulso Educação responde por 34 escolas distribuídas entre Oeste, Noroeste, Curitiba e RMC.

Postagem Anterior Próxima Postagem