Novas formações reforçam o compromisso com a inovação, o cuidado humano e o desenvolvimento da região Oeste do Paraná
A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Câmpus Toledo expandirá sua oferta acadêmica com cinco novas graduações presenciais a partir do primeiro semestre de 2026. São três cursos na área da saúde, Biomedicina, Fonoaudiologia e Nutrição, e dois em tecnologia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia de Software.
Segundo Ricardo Lopes, diretor do Câmpus Toledo, a iniciativa reafirma o propósito da PUCPR de formar profissionais éticos, humanos e preparados para transformar a sociedade, “as novas graduações ampliam nosso compromisso com a comunidade. Na saúde, qualificamos profissionais que vão cuidar de pessoas e melhorar a qualidade de vida da população. Já os cursos de tecnologia impulsionam a inovação e contribuem para o desenvolvimento econômico de Toledo e região”, destaca.
Formações em Saúde
Toledo é sede da 20ª Regional de Saúde do Paraná, que atende 18 municípios e mais de 400 mil habitantes. “Ao formar novos profissionais em Biomedicina, Fonoaudiologia e Nutrição, impactamos diretamente a saúde pública e fortalecemos nosso papel de transformar vidas por meio do conhecimento”, afirma Fernanda Butarelli, gerente de desenvolvimento de negócios da PUCPR Câmpus Toledo.
Os cursos terão quatro anos de duração, no período noturno, com aulas presenciais e integração prática desde os primeiros períodos, em laboratórios equipados e por meio de parcerias com instituições de saúde.
Biomedicina: capacita para análises clínicas, toxicológicas, biotecnologia, estética e pesquisas científicas, com foco na saúde coletiva.
Fonoaudiologia: forma profissionais para prevenção, diagnóstico e tratamento de distúrbios da fala, linguagem, audição, voz e deglutição.
Nutrição: prepara para atuar na promoção da saúde, consultoria nutricional, nutrição esportiva, desenvolvimento de produtos e vigilância sanitária, com compromisso ético e social.
Formações em Tecnologia
Os cursos tecnológicos, também no período noturno, têm forte ênfase prática e conexão com o mercado e empresas de tecnologia. “Nosso objetivo é formar profissionais capazes de inovar e contribuir para o crescimento econômico e social da região, mantendo vivo o propósito da PUCPR de transformar a realidade por meio da educação”, ressalta a gerente.
Análise e Desenvolvimento de Sistemas (2,5 anos): desenvolve competências para criar soluções computacionais integradas, envolvendo redes, bancos de dados e segurança, dominando várias linguagens de programação.
Engenharia de Software (4 anos): prepara profissionais para especificação, implementação e teste de produtos de software, com visão de negócios, inovação e gestão de projetos.
PUCPR Toledo
Com os novos cursos, o Câmpus da PUCPR Toledo passa a oferecer 13 graduações presenciais, incluindo Administração, Agronomia, Direito, Engenharia de Produção, Gestão Integrada de Agronegócio, Medicina, Medicina Veterinária e Psicologia. Além disso, a PUCPR mantém especializações presenciais e in company, cursos de curta duração e formações a distância (EaD). Mais informações: www.pucpr.br/campus-toledo