Pouco menos de um mês após um incêndio destruir cerca de 100 moradias na comunidade Dique, da Vila Gilda, em Santos, outro incêndio atingiu aproximadamente 50 casas nesta quinta-feira (28/8), deixando duas vítimas fatais. Um homem morreu ao ser atingido na cabeça por uma viga de madeira, enquanto uma mulher faleceu após inalar fumaça.
O fogo começou por volta das 13h40 na Rua Caminho São Sebastião, no bairro Rádio Clube. No local, atuam 49 bombeiros e 14 viaturas, além de órgãos como Defesa Civil, SAMU, Guarda Civil e CET de Santos. O prefeito Rogério Santos acionou o governador Tarcísio de Freitas, que enviará caminhões de apoio da Defesa Civil e da Assistência Social. Ajuda humanitária está sendo organizada pelo CRAS.
O incêndio é o segundo na comunidade em menos de um mês. Em 1º de agosto, outro fogo atingiu cerca de 100 palafitas, deixando uma vítima fatal e mobilizando 13 viaturas e 30 bombeiros. Após a ocorrência, o governo de São Paulo anunciou a construção de 416 casas para a comunidade e a Prefeitura de Santos obteve R$ 116 milhões em recursos federais para reurbanização. Linhas de ônibus da região tiveram seus itinerários alterados devido às operações.