A construção da Ponte de Guaratuba alcançou um dos marcos mais simbólicos de sua execução nesta terça-feira (19) quando aconteceu a concretagem da última estaca marítima. A ação consolida o avanço de uma das fases mais importantes da obra, especialmente no trecho estaiado, o qual soluções técnicas complexas devido às condições geológicas e à influência das marés na Baía de Guaratuba.
De acordo com a engenheira fiscal do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), Larissa Vieira, a execução das estacas no trecho estaiado representou uma das etapas mais desafiadoras da construção da Ponte de Guaratuba.
"Esse trecho foi emblemático devido à complexidade das fundações, que demandaram etapas de grande porte e exigiram soluções técnicas frente à forte influência das marés e às variações climáticas. Ainda assim, com planejamento, precisão e atuação integrada das equipes, concluímos com êxito mais uma fase fundamental da construção", destaca.
"Mais uma etapa concluída e a ponte é cada vez mais próxima de ser entregue aos paranaenses, em abril do ano que vem. Continuamos avançando em excelente ritmo de trabalhos, tanto com essas soluções para a estrutura sobre a baía de Guaratuba quanto na implantação dos acessos em cada margem. Não é apenas um grande investimento, como também um marco para a engenharia rodoviária do Paraná", afirma o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti.