Cascavel se prepara para mais um passo decisivo em mobilidade urbana com a implantação do Binário das ruas JK e Flamboyant, uma obra que vai organizar e dar mais fluidez ao trânsito em uma das regiões mais estratégicas da cidade.
Com investimento de R$ 10,6 milhões, o projeto contempla uma área de 60.537 m² e prevê melhorias que vão desde o alargamento de vias até a modernização completa da sinalização.
A transformação será sentida especialmente nas ruas Presidente Juscelino Kubitschek, Flamboyant, Casemiro de Abreu e Palmeiras, que somam mais de 6,5 km de extensão. Serão executados serviços de alargamento de vias e construção de calçadas, recape asfáltico, sinalização horizontal e vertical, além da implantação de novos semáforos para garantir mais segurança e fluidez no tráfego.
Os trechos contemplados são:
Rua Presidente Juscelino Kubitschek, entre a Rua Manaus e a Avenida Assunção – trecho de aproximadamente 2,1 km será revitalizado;
Rua Flamboyant, entre a Rua Manaus e a Rua Casemiro de Abreu – cerca de 3,9 km de obras, incluindo calçadas;
Rua Casemiro de Abreu, entre a Rua Flamboyant e a Avenida Assunção – cerca de 280 metros de melhorias;
Rua das Palmeiras, entre a Rua Flamboyant e a JK – aproximadamente 300 metros de intervenções.
O projeto, desenvolvido pelo IPC (Instituto de Planejamento de Cascavel), já está em fase final de análise orçamentária, com previsão de licitação até novembro e prazo de execução de 10 meses a partir da aprovação da ordem de serviço.
Para o presidente do IPC, Vinicius Boza, esta é uma obra que vai oferecer muito além de infraestrutura. “Estamos falando de um projeto que alia engenharia, planejamento urbano e segurança viária. O Binário JK/Flamboyant vai reorganizar o trânsito em uma das regiões mais movimentadas da cidade, garantindo não apenas fluidez, mas também mais segurança para motoristas e pedestres”.