Trabalhador morre soterrado em silo de grãos entre Ponta Grossa e Tibagi



Um homem de 50 anos morreu soterrado em um silo de grãos em uma fazenda entre os municípios de Ponta Grossa e Tibagi na tarde de segunda-feira (07). 

A ocorrência exigiu um trabalho complexo de resgate, que se estendeu por mais de nove horas, até a madrugada do dia seguinte.

O trabalhador que morreu em silo foi engolfado por uma grande quantidade de grãos enquanto se encontrava no fundo do silo, que estava com cerca de metade de sua capacidade total, aproximadamente 250 toneladas de grãos. Inicialmente, o primeiro bombeiro desceu ao local de forma ancorada, enquanto o restante da equipe iniciou a abertura de cinco pontos laterais no silo para escoar os grãos e tentar viabilizar o resgate.

Durante a operação, um funcionário da fazenda informou que havia visto a vítima sobre o piso do silo no momento do soterramento. Diante dessa informação crucial, os bombeiros adotaram uma nova estratégia. Com uma camada estimada de quatro metros de grãos acima do piso, as equipes passaram a realizar a retirada manual do material com o uso de enxadas. Um trator também foi utilizado para auxiliar no escoamento, acelerando o processo e aliviando o peso interno do silo.

Localização do corpo e procedimentos finais

Por volta das 22h, os bombeiros localizaram o corpo da vítima. O trabalhador que morreu em silo apresentava diversas fraturas, possivelmente causadas pela pressão exercida pela grande quantidade de grãos. A área foi isolada e preservada até a chegada da Polícia Científica e do Instituto Médico Legal (IML). O corpo foi retirado somente após a conclusão dos procedimentos de perícia.

Solidariedade e esforço das equipes

A operação foi encerrada por volta da 1h10 da madrugada desta terça-feira (08), após mais de nove horas de trabalho ininterrupto. O resgate exigiu um intenso esforço físico e técnico por parte das equipes, diante do grande volume de grãos, do risco de desabamento e da complexidade em garantir a segurança dos socorristas.

Fonte: Atento a Rede

Postagem Anterior Próxima Postagem