A Polícia Federal atualizou as informações da Operação Specula, realizada na manhã desta quinta-feira (03) em Foz do Iguaçu. De acordo com a PF, foram encontrados R$ 1.354.600,00 em espécie escondidos em caixas de sapato. A ação mirou uma organização criminosa envolvida com o tráfico internacional de drogas. Além do dinheiro, também foram apreendidos cinco carros, três motos aquáticas, um quadriciclo, diversos celulares e documentos. Quatro pessoas foram presas preventivamente.
A última atualização da PF confirma a prisão do quinto alvo da operação, que havia conseguido escapar no início da manhã. Ele foi localizado e preso ainda nesta quinta-feira, completando os cinco mandados de prisão preventiva expedidos pela Justiça.
A investigação começou em outubro de 2024, quando a PF passou a monitorar um galpão localizado no bairro Parque da Lagoa, usado como entreposto para armazenar e distribuir drogas. O esquema era sofisticado: os entorpecentes eram transportados em caminhões com fundos falsos, escondidos em pneus e até cobertos com cal hidratada para despistar o cheiro.
Um dos pontos que mais chamou a atenção dos investigadores foi o uso de um caminhão com a logomarca dos Correios para transportar a droga. O veículo, segundo a PF, pertencia a uma empresa terceirizada que presta serviços para os Correios. O grupo também utilizava "batedores", que seguiam à frente dos carregamentos para avisar sobre fiscalizações na estrada.
Segundo a Polícia Federal, a droga apreendida ao longo da investigação inclui mais de seis toneladas de maconha e mais de cem quilos de cocaína. O nome da operação, "Specula", vem do latim e significa "ponto de observação", referência ao local usado pelo grupo para coordenar as atividades criminosas.
A operação segue em andamento, e novas ações da PF não estão descartadas. A quadrilha tinha uma logística bem estruturada, com atuação em diversos estados do país.
Via Portal da Cidade Foz