O Paraná deve registrar pelo menos mais duas ondas de frio acompanhadas de geadas em julho de 2025, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do estado (Simepar).
A primeira será nesta sexta-feira (18), quando os termômetros devem se aproximar de 0ºC na metade sul do estado.
A segunda está prevista para o final do mês, a partir do dia 25, outra sexta-feira. Segundo Simepar, neste dia os termômetros podem chegar a até -4ºC em cidades do extremo-sul do Paraná, como General Carneiro e Palmas, por exemplo, e a até -5ºC no dia seguinte, nos mesmos locais.
Quanto mais perto da data, mais precisa é previsão do tempo, ressalta o Simepar.
Em relação aos próximos dias, o órgão destaca que o tempo já volta a apresentar mudanças nesta quinta-feira (17) no Paraná.
"Há previsão de chuva isolada, especialmente entre áreas do oeste e centro-sul do estado. Uma frente fria avança rapidamente pela região, mas as instabilidades atuam com mais presença próximas de Santa Catarina, no oeste do Paraná. Nas demais áreas do estado, o tempo segue com sol, principalmente nos setores ao norte e leste, onde a nebulosidade pode variar ao longo do dia", detalha o órgão.
A sexta-feira (18) deve amanhecer com geadas, ainda que fracas, no sul do estado. Também há a possibilidade do fenômeno se formar pontualmente em áreas de baixada dos Campos Gerais.
O dia deve prosseguir ensolarado, mas gelado - mesmo em cidades que normalmente são mais quentes, como é o caso de Paranavaí. Para lá, a temperatura máxima prevista é de 21ºC.
Já na metade sul do estado, dificilmente os termômetros devem chegar, em média, a 16ºC, estima o Simepar. Veja abaixo.
Fim de semana
De acordo com o Simepar, o final de semana será de tempo estável em todo o Paraná. O sábado (19) e o domingo (20) devem ser mais frios do que o início da semana, mas a geada deve enfraquecer.
O órgão afirma que, para ambos os dias, as condições permitirão que o fenômeno possa ser registrado apenas em áreas de vales no sul do estado, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba.
Via g1