A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (3), a Operação Specula, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa dedicada ao tráfico internacional de drogas, especialmente maconha e cocaína. A ação ocorreu exclusivamente em Foz do Iguaçu, onde foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva e oito de busca e apreensão.
As investigações começaram em outubro de 2024, após a identificação de movimentações suspeitas em um galpão no bairro Parque da Lagoa, utilizado como entreposto para o armazenamento e distribuição das drogas. O entorpecente era transportado para diversos estados em caminhões com compartimentos ocultos — fundos falsos, pneus e até cal hidratada para disfarçar o cheiro.
Durante a investigação, foram realizadas cinco apreensões, que somaram 6.288 kg de maconha e 108 kg de cocaína. Também houve a prisão em flagrante de quatro pessoas e a apreensão de dez veículos. Em uma das ações, os criminosos usaram até um caminhão dos Correios para tentar dissimular o transporte da droga. Motoristas batedores também atuavam, informando em tempo real sobre barreiras policiais.
Balanço provisório da operação:
4 presos
5 carros apreendidos
3 motos aquáticas
1 quadriciclo
Grande quantia em dinheiro
Celulares e documentos
O nome “Specula” vem do latim e significa “ponto de observação”, referência ao papel estratégico do galpão usado pela quadrilha.