Trinta e duas pessoas morreram em decorrência das enchentes provocadas por tempestades no estado do Texas, nos Estados Unidos, desde sexta-feira (4), segundo autoridades locais neste sábado (5).
Até a última atualização desta reportagem, equipes de resgate ainda realizavam buscas por desaparecidos. Entre as vítimas estão 18 adultos e 14 crianças, além de 27 meninas desaparecidas que participavam de um acampamento de verão.
As meninas estavam no Camp Mystic, um acampamento cristão localizado às margens do Rio Guadalupe, que foi tomado por uma forte enchente em poucas horas na sexta. Vídeos publicados nas redes sociais mostram casas e árvores sendo arrastadas pela cheia repentina.
"O acampamento foi completamente destruído. Foi muito assustador", disse Elinor Lester, de 13 anos, que participava do Camp Mystic.
Segundo o vice-governador do Texas, Dan Patrick, mais de 750 crianças participavam do acampamento.
A jovem Elinor relatou que foi resgatada de helicóptero junto com suas colegas de cabana, após atravessarem a água da enchente. Ela contou que acordou assustada por volta da 1h30 da madrugada de sexta-feira, com trovões e chuva forte batendo nas janelas.
As cabanas das meninas mais novas — que podem frequentar o acampamento a partir dos 8 anos — ficavam às margens do rio e foram as primeiras a serem inundadas, segundo ela.
ONDE É ?
O acampamento, fundado em 1926, é um refúgio para meninas que desejam desenvolver autoconfiança e independência. A enchente, no entanto, transformou o espaço centenário em um cenário de destruição.
O acampamento está localizado em uma área conhecida como "corredor de enchentes", explicou Austin Dickson, diretor da Community Foundation of the Texas Hill Country, fundação filantrópica que arrecada doações para apoiar entidades envolvidas na resposta ao desastre.
Com informações da Associated Press e da Reuters