Gestores, profissionais da cultura e representantes de museus de todo o Paraná estarão reunidos, nesta quarta-feira (2) e sexta-feira (4), respectivamente em Cascavel e Francisco Beltrão, para o Encontro Regional de Museus, iniciativa promovida pela Coordenação do Sistema Estadual de Museus (Cosem), em parceria com os Núcleos Regionais de Cultura e apoio das prefeituras locais.
Com uma programação intensa e estratégica, o evento busca fortalecer o Sistema Estadual de Museus por meio do diálogo regionalizado, escuta qualificada das demandas locais e troca de experiências entre os profissionais da área. A meta é clara: qualificar a gestão das instituições museológicas, aprimorar ações de salvaguarda do patrimônio e ampliar a atuação sociocultural dos museus no contexto paranaense.
Entre os destaques da programação, estão a apresentação institucional da Cosem, o detalhamento da cartela de serviços oferecidos pelo sistema, informações sobre o cadastro estadual de museus e a articulação para o próximo Encontro Estadual de Museus. Um dos momentos mais esperados será a oficina “Princípios da Gestão Museológica”, ministrada pela tutora Mariana Sant’Ana Miceli, especialista na área, que trará conceitos e práticas para o fortalecimento técnico das equipes gestoras.
Em Cascavel, o encontro será realizado amanhã, das 8h30 às 17h, no Auditório I do Teatro Municipal Sefrin Filho. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela plataforma oficial. Para o evento de Cascavel, pelo link https://www.ead.pr.gov.br/course/view.php?id=2743 e para o evento de Francisco Beltrão: https://www.ead.pr.gov.br/course/view.php?id=2743.
Além da capacitação, o encontro representa uma oportunidade ímpar para networking entre trabalhadores culturais, professores, museólogos, gestores públicos e demais interessados no setor, promovendo o intercâmbio de experiências e a construção coletiva de soluções para os desafios enfrentados pelos museus no cenário contemporâneo.
Segundo o museólogo e coordenador do Sistema Estadual de Museus, Cauê Donato, a proposta é ampliar a presença do Estado junto às instituições locais. “É essencial ouvir os territórios e compreender as realidades diversas dos museus paranaenses. Esse diálogo é o que sustenta políticas públicas mais eficientes, próximas e comprometidas com a valorização da memória, da identidade e da cultura local”, ressalta.
O Encontro Regional de Museus, embora não tenha oferta permanente, reforça o papel estratégico da iniciativa em um momento em que o setor cultural demanda maior articulação institucional e políticas de fortalecimento. A ação também evidencia o compromisso do Paraná com uma gestão cultural descentralizada, participativa e qualificada.