O Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste (CONSAMU) deu início, nesta quinta-feira (26), à Fase 1 da implantação do SAMU Mobile — um sistema desenvolvido para modernizar o atendimento de urgência no Estado. A iniciativa integra o processo de digitalização da Rede de Atenção às Urgências, conduzido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), com apoio técnico da Celepar. O CONSAMU foi escolhido para liderar o projeto piloto, que será posteriormente expandido a todas as regionais do SAMU no estado.
O novo sistema busca substituir gradualmente o atual modelo de comunicação — baseado em rádio e telefone celular — por uma plataforma totalmente digital. A proposta é equipar as ambulâncias do SAMU e do Siate com tablets conectados em tempo real às centrais de regulação médica, possibilitando o compartilhamento instantâneo de dados, voz e imagens entre as equipes móveis e os médicos reguladores.
Na quarta-feira (25), o presidente do CONSAMU e prefeito de Corbélia, Thiago Stefanello, acompanhado do diretor-geral João Gabriel Avanci, do diretor médico Fernando Chiavelli Sonomiya e da diretora de enfermagem Jéssica Adriane da Silva Zielinski, recebeu representantes da Diretoria de Atenção e Vigilância à Saúde (DAV/COAS/DVAU) da Sesa e da equipe técnica responsável pela ferramenta. Durante o encontro, foi apresentado o funcionamento do sistema, que tem como objetivo integrar e informatizar os fluxos da regulação médica, otimizando o tempo de resposta, o acompanhamento das etapas do atendimento e o suporte à tomada de decisão.
Entre as 12 centrais de regulação de urgência do Paraná, o CONSAMU — que abrange 43 municípios — é pioneiro na atualização do sistema. A implementação será realizada em cinco fases, com previsão de conclusão até julho de 2027.
SAMU Mobile
O sistema será implantado inicialmente na região Oeste do estado e, posteriormente, expandido de forma gradual para outras regiões. A nova ferramenta se integra ao SAMU Web, sistema já utilizado nas Centrais Regionais de Regulação, permitindo que todos os profissionais envolvidos no atendimento atuem de maneira coordenada, por meio de dispositivos móveis com acesso em tempo real.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, a iniciativa é reflexo de uma política pública focada na inovação, na eficiência e no cuidado com a vida. “Esse é mais um resultado concreto do compromisso que o Governo do Paraná, por meio do governador Ratinho Junior, assumiu com a modernização da saúde pública. Estamos avançando com responsabilidade e foco naquilo que realmente importa: salvar vidas e atender com qualidade”, destacou.
A implementação integra o programa Paraná Eficiente, uma iniciativa do Governo do Estado com financiamento do Banco Mundial. Assinado em 2022, o projeto já desembolsou US$ 53,64 milhões, o que representa 41,2% do total previsto de US$ 130 milhões. A proposta inicial tinha como foco o enfrentamento à pandemia da Covid-19 e, posteriormente, expandiu-se para promover melhorias nos serviços públicos, com ênfase na área da saúde.
O desenvolvimento do SAMU Mobile conta com o envolvimento da Sesa, da Celepar e do apoio do Banco Mundial. A expectativa é que a digitalização do atendimento pré-hospitalar contribua para o aprimoramento dos serviços de urgência e emergência em todo o Paraná.
Para o Consamu, ser escolhido pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná para iniciar esse avanço sem precedentes na melhoria dos atendimentos de urgência e emergência é motivo de orgulho e representa um importante reconhecimento — afirmou o diretor-geral João Avanci. “Nossa equipe está motivada, e toda a estrutura do Consórcio está à disposição para apoiar o desenvolvimento e a implementação dessa ferramenta, que contribuirá para salvar cada vez mais vidas — reforçando, mais uma vez, que o Paraná, sob a liderança do governador Ratinho Júnior e do secretário Beto Preto, tem como prioridade a evolução contínua do sistema de saúde”, finalizou.