Na quarta-feira (04), o Espaço Impulso, da Coopavel e do Itaipu Parquetec, será palco de um dos mais relevantes encontros voltados à suinocultura do Oeste paranaense. Com uma programação intensa e altamente técnica, o Impulso Day Suinocultura trará especialistas de renome nacional para discutir tendências, apresentar soluções inovadoras e reforçar o papel estratégico que o setor desempenha na economia regional.
A abertura oficial será às 9h, com a presença do diretor-presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, e do gerente do Centro de Empreendedorismo do Itaipu Parquetec, Eduardo Montenegro Bortoleto, dando início a um dia dedicado ao conhecimento e à troca de experiências. Voltado a produtores rurais, técnicos, estudantes e líderes do agronegócio, o Impulso Day Suinocultura é gratuito.
Para o coordenador de Inovação da Coopavel, Kleberson Angelossi, o evento é importante no calendário técnico da cooperativa. “A suinocultura é um dos pilares da Coopavel e tem papel decisivo na geração de renda em muitas propriedades rurais do Oeste. Promover um ambiente de diálogo, ciência e inovação é imprescindível para garantir a competitividade e o fortalecimento contínuo dessa cadeia produtiva, que é vital para o agronegócio brasileiro”, destaca Angelossi.
O gerente do frigorífico de suínos da Coopavel, Mauro Turchetto, dá sua opinião sobre o Impulso Day Suinocultura: “Um evento de grande relevância para toda a cadeia produtiva da suinocultura. A Coopavel reúne especialistas, produtores, técnicos e representantes do setor em um espaço voltado à troca de conhecimento, inovação e atualização. Temas de grande importância que são pilares da cadeia serão abordados, assuntos essenciais para enfrentarmos os desafios atuais e aproveitarmos as oportunidades que surgem no processo produtivo”.
Todas as vertentes
A programação do Impulso Day foi desenhada para abranger todas as vertentes da suinocultura moderna. Às 9h15, o professor e engenheiro Hélio Gomes de Carvalho abrirá os debates com a palestra Produtor rural 4.0: Desafios e oportunidades na suinocultura, abordando o papel da tecnologia no campo e a transição para modelos mais conectados e eficientes.
Na sequência, às 10h30, o professor titular da UFPel e gerente técnico da Alltech América Latina, Fernando Rutz, falará sobre Fatores que influenciam o bem-estar dos suínos e o seu reflexo no desempenho, temática das mais relevantes para melhorar produtividade com responsabilidade.
Às 11h15, a gestora técnica da Embio, Patricia Schumacher Teixeira, apresentará a palestra Biotecnologia a favor da sanidade animal, seguida às 11h35 por Yoichiro Sasaki, da Sansuy, que mostrará como a parceria com a Oekobit impulsiona a geração de biogás e biometano, energias limpas com grande potencial para o campo.
O retorno das atividades será às 13h15, com Eduardo Bortoleto abordando o tema Inovação e intraempreendedorismo. Às 13h45, será a vez de Rosiel Moreira Cavalcante Filho, da Agroceres PIC, trazer insights sobre o Potencial de desempenho genético que a Coopavel utiliza/alimentação.
A agenda segue com Abrahão Carvalho Martins, da American Nutrients, que às 14h30 apresentará a palestra Mergulhando na qualidade de água, reforçando a importância desse recurso na suinocultura de alto rendimento. Encerrando o dia, às 15h30, o médico veterinário da Cargill, Henrique Rodrigues, falará sobre Alta performance na suinocultura - Inovação e eficiência na busca de resultados.