Uma aula de história com dois apaixonados pela investigação. De um lado, o professor da rede estadual de ensino do Paraná, Rudimar Bertotti, do outro, o aluno Eliel Davi Martins, do 6º de um colégio em Ponta Grossa. Enquanto o professor fala sobre a importância da investigação dos fatos para conhecer e entender a história, Eliel, aos 10 anos, tem um sonho: ser cientista para investigar e descobrir a cura do câncer.
A aula com a troca entre professor e aluno só tem um detalhe: ela não acontece em uma sala de aula. Rudimar é um dos professores do Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar (Sareh), coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), e Eliel, trata uma leucemia linfoide aguda (LLA), descoberta algumas semanas depois que o garoto completou 10 anos em dezembro do ano passado.
O estudante é acompanhado pela equipe do Sareh desde a primeira etapa do tratamento em Curitiba, e agora retornou à escola em sua cidade, Ponta Grossa, onde vai seguir acompanhado pela equipe educacional (da escola de origem e do Sareh) até o fim do tratamento. Durante este período, caso precise ficar mais tempo em Curitiba, retorna para as aulas presenciais com a equipe do serviço estadual.
“Eu acordei no dia 10 de dezembro com muita dor no meu joelho e não passava, quase não conseguia andar”, relembra Eliel. Até o diagnóstico, houve piora no quadro e necessidade de internação, seguida da notícia da necessidade de mudança para a Capital. “Eu fiquei um pouco triste, mas sabia que era para o meu bem”.
Durante a primeira fase do tratamento, Eliel e seu pai foram recebidos na instituição APACN (Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia), uma das 19 unidades, entre hospitais, comunidades terapêuticas e espaços de acolhimento, em todo o Estado no qual o Sareh trabalha para garantir o direito constitucional à educação das crianças e adolescentes.
Atualmente, 450 estudantes do 6º ao 9º ano e das três séries do Ensino Médio, continuam recebendo aulas nas unidades em que se recuperam.
“Desse cenário ruim e triste, de todas as restrições que o Eliel teve, o que deixou ele mais triste, foi a de que ele não poderia ir para a escola esse ano”, conta Luciano Martins, pai de Eliel.
Segundo ele, ao chegar em Curitiba para começar o tratamento e descobrir que o filho seguiria com as aulas por meio do Sareh, o momento foi de celebração. “Para ele foi uma alegria, uma maravilha. Ele fica ansioso para os dias de aula aqui. Além da importância de continuar os estudos e estar aprendendo, isso também ajuda o psicológico e o emotivo dele, contribui para um todo, diante da situação”, diz.
O pai conta que a vontade de ser cientista vem desde pequeno, mas ficou ainda mais forte depois que a mãe de Eliel lutou contra um câncer no intestino por três anos e faleceu há sete meses. “Ele diz que agora mais do que nunca ele vai ser cientista para descobrir a cura do câncer”, afirma.
Eliel, que diz gostar de matemática e inglês, mas emenda rapidamente que gosta de “todas as disciplinas”, enumera as razões pelas quais aprova as aulas do Sareh. “Eu me distraio e não fico pensando só no tratamento, eu consigo aprender e cada vez mais o tempo passa mais rápido para eu chegar perto de ir para casa”, planeja.
O professor Rudimar reconhece a dedicação de Eliel e explica que o Sareh proporciona um olhar específico para cada aluno, levando em consideração o momento pelo qual os alunos estão passando. “Neste atendimento, a gente avalia a situação de cada estudante. O Eliel, por exemplo, é muito avançado para a idade dele, então adaptamos as aulas para a etapa que ele se encontra. Mas já atendemos, por exemplo, um aluno que por conta de um tumor teve problemas motores e adaptamos todo o conteúdo fazendo o uso de outras ferramentas nas aulas”, conta.