Faltando poucos dias para o fim do prazo da declaração do Imposto de Renda, a campanha Tributo à Cidadania reforça o chamado à população de Cascavel para destinar parte do imposto devido, sem nenhum custo adicional, a entidades do município que desenvolvem projetos sociais locais.
A ação é promovida pela Prefeitura de Cascavel, em parceria com instituições como a Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel), o Sindicato dos Contabilistas de Cascavel e Região (Sincovel), entre outras entidades comprometidas com o fortalecimento do terceiro setor.
Por meio da campanha, pessoas físicas podem destinar até 6% e empresas até 1% do imposto devido aos Fundos Municipais da Criança e do Adolescente (FIA) e da Pessoa Idosa (FMDPI), que fazem a distribuição dos recursos às entidades locais. Atualmente, mais de 80 entidades de Cascavel estão aptas a receber esses repasses, garantindo a continuidade de iniciativas transformadoras como iniciação esportiva, inclusão digital, cursos de formação e qualificação profissional, serviços de acolhimento e apoio psicossocial, oficinas culturais, artísticas e educativas, entre outras iniciativas.
Todas essas ações contribuem diretamente para o desenvolvimento e o bem-estar de crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social.
Para fazer a destinação, basta informar o contador no momento da declaração. Assim, o recurso, que já seria pago à Receita, permanece no município e vai diretamente para as instituições cadastradas.
A secretária de Assistência Social, Rose Vascelai, reforça que a equipe da Seaso está à disposição para orientar e tirar dúvidas de quem quiser participar. “A destinação é segura e transparente, e essa é uma escolha que não custa nada a mais, mas faz muita diferença para quem precisa. É possível transformar imposto de renda em cidadania, com responsabilidade, solidariedade e impacto positivo na vida das pessoas da nossa cidade", afirma.
Apesar de os dados da Receita Federal apontarem que o potencial de arrecadação em Cascavel é de R$ 27 milhões, no ano passado apenas R$ 1,8 milhão foi destinado. Ainda assim, o número representa crescimento em relação aos anos anteriores e comprova a importância da campanha que conta com o apoio fundamental dos contadores da cidade.