Cada ml é importante para a vida de muitos bebês, principalmente para aqueles que estão na UTI Neonatal. Hoje, 19 de maio, comemoramos o Dia Mundial da Doação de Leite, e homenageamos as mães doadoras, por esse ato tão generoso. “Sabemos o quanto esse leite é importante na vida dos nossos pequenos. Infelizmente eu não consegui amamentar desde o início, e esse leite só foi possível graças a doação das mães”, comenta a mãe dos gêmeos Benício e Bento, que estão internados na UTI Neonatal da Hoesp/Hospital Bom Jesus, Tatiane Tielle da Silva Pena.
A mão do Joaquim, Shirley Miram Galvão, também recebeu leite do Banco de Leite da Jorge Nisiide da Hoesp. “Não amamentar não era uma opção, mas os nossos planos não são os mesmos do plano de Deus. Quando o Joaquim nasceu eu tive apoio da equipe do Banco de Leite e eu sabia que ele estava recebendo algo bom, o leite materno, que o ajudaria na questão da imunidade e para prevenir doenças”, diz Shirley.
Todo leite doado passa por um processo de qualidade, e isso começa ainda na casa das mães doadoras. Elas recebem a orientação da equipe do Banco de Leite da Hoesp que elas fazem a coleta e armazenam o leite até que ele seja encaminhado ao hospital. E é no Banco que o processo de pasteurização começa, passa por um cuidado rigoroso com a qualidade, até ser envasado e destinado aos bebês.
COMO DOAR
Na Hoesp são em média cerca de 250 litros de leite doados por mês. Para doar é necessário ligar no Banco de Leite no telefone/whats 2103-2013 e fazer o cadastro. Logo em seguida, as novas mães doadoras recebem as orientações e materiais necessários para a coleta de leite, que é feita em casa. Uma vez por semana as equipes passam nas casas recolhendo o leite. BQue possamos seguir cultivando esse ato de cuidado e empatia, onde cada gota doada seja vista como um verdadeiro presente de vida. Nós do banco de Leite estamos aqui para agradecer esse ato que nos lembra da força da solidariedade e amor que alimenta e salva vidas de inúmeros bebês”, finaliza a enfermeira coordenadora do Banco de Leite, Isabelle Mandoti.
Doar é ato de amor, ajude-nos a encher nossos potinhos de leite.