A Prefeitura de Morretes, no Litoral do Paraná, emitiu um comunicado, na manhã desta terça-feira (20), proibindo a captação e o uso de água de qualquer rio, córrego ou curso d’água nos bairros Anhaia, Rodeio e Cabrestante, até nova orientação. O motivo foi o vazamento de etanol pelo acidente entre dois caminhões que bloqueia totalmente a BR-277 desde o fim da madrugada, sem previsão para liberação da rodovia.
Segundo a Prefeitura, a medida é preventiva e foi adotada após o grave acidente na BR-277, na altura do km 39, envolvendo dois caminhões — um transportando soja e outro carregado com etanol.
“Com o impacto, houve o vazamento de aproximadamente 36 mil litros de etanol, que escorreram para os cursos d’água da região, atingindo o córrego do Rio Rasgado, que deságua no Rio do Pinto, representando risco de contaminação da água utilizada pelas comunidades próximas”, informou a PRF.
Equipes da Prefeitura, Defesa Civil e órgãos ambientais conseguiram estancar o vazamento e instalaram uma barreira de contenção para limitar os impactos ambientais.
“No entanto, ainda é necessário manter a restrição do uso de água natural da região até que as análises garantam total segurança para a população”, concluiu a Prefeitura de Morretes.
Orientações à população:
- Não utilizar água de rios, córregos ou poços artesianos na área afetada;
- Utilizar apenas água tratada de fontes oficiais;
- Em caso de necessidade, ferver a água por no mínimo 10 minutos antes do uso.
Atenção: Às 13h, um caminhão-pipa estará percorrendo a região afetada para abastecer os moradores que necessitarem de água. A distribuição será priorizada para as famílias diretamente atingidas.
Via Radar BO