Em duas horas, 215 veículos de grande porte são flagrados transitando na faixa da esquerda na RMC


A ação da PRF, ocorreu ontem (14) em São José do Pinhais no Km 95 da BR 116 entre as 16:00 e as 18:00, resultando 215 caminhões cometendo esse tipo de infração, a circulação de caminhões pela faixa da esquerda em rodovias duplicadas, que circulam a grande Curitiba e que dão acesso ao litoral paranaense e catarinense como o Contorno Leste (BR-116); BR 376 e BR 277 são palco de comportamentos que, além de infringirem normas de trânsito, colocam em risco a segurança de todos os usuários das estradas.

Pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) a faixa da esquerda é destinada, exclusivamente, para ultrapassagens, especialmente em rodovias de grande movimento, no entanto, tem sido comum observar motoristas de caminhões utilizando essa faixa por grandes extensões, impedindo a passagem de veículos menores, aumentando o risco a esses condutores, potencializando eventuais acidentes.

O tráfego de caminhões pela esquerda aumenta o risco de acidentes nas estradas, na medida em que pode provocar lentidão na faixa de maior velocidade e por consequência elevar o risco de colisões traseiras.

Apesar do risco, essa infração é considerada leve. O motorista de caminhão que for flagrado dirigindo pela faixa da esquerda perde quatro pontos na carteira e paga multa de R$ 85.

A PRF afirma que a responsabilidade no trânsito é um dever de todos e envolve a conscientização e o cumprimento das normas de segurança. “Todo motorista e demais usuários da via ( ciclista e pedestres) devem adotar comportamentos que garantam a segurança de todos, como respeitar os limites de velocidade, manter a atenção ao dirigir e respeitar as demais normas de circulação. 

Além disso, é essencial estar atento às condições da via e do tempo”, o que completa que a responsabilidade no trânsito que não é apenas uma obrigação , mas sim um compromisso com a segurança de todos e que, ao agir com prudência e respeito, contribui-se para um ambiente mais seguro e eficiente para toda a população.

Via PRF
Postagem Anterior Próxima Postagem